Programa No Foco da Pesquisa recebe diretora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA e aluna para conversa sobre a língua de sinais com elementos maranhenses

publicado: 10/09/2021 12h11, última modificação: 10/09/2021 14h31
1 | 3
2 | 3
3 | 3

O programa No Foco da Pesquisa – uma produção da TV UFMA, em parceria com a disciplina Direção de TV, do Departamento de Comunicação Social – recebeu, no dia 3 de setembro, a professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, diretora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA (Nuaces), e sua orientanda Andressa Nascimento Coelho, graduanda em Ciência e Tecnologia e participante do projeto “Os Sinais Maranhenses”, para falar sobre o projeto de pesquisa “Os sinais maranhenses da língua de sinais brasileira: contribuição para seu uso e sua difusão em ambientes digitais”, que objetiva o registro digital dos sinais específicos da cultura maranhense para o acesso facilitado de alunos com deficiência auditiva em conteúdos digitais. O programa está disponível no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A professora Maria Nilza contou que o processo de captura dos sinais abrange elementos específicos do cotidiano maranhense, como o nome de municípios. “Começamos pela necessidade que os intérpretes de Libras têm, os professores, os nossos alunos, tanto da educação básica quanto do ensino superior, de saber um sinal de Libras de Porto Franco, de Imperatriz, instituições educacionais e bairros de São Luís. Pensamos, inicialmente, em fazer esses registros. Fomos a nove municípios do estado coletar esses sinais junto de pessoas surdas, e depois sentimos a necessidade de contextualizar com fotos ou gestos específicos”, explicou.

Os sinais coletados e adaptados estão disponíveis no website Maranhão em Sinais, separados por tópicos. O trabalho desempenhado pelo núcleo contribui também para uma melhor recepção de alunos com deficiência para a Universidade. Durante o período da pandemia da covid-19, uma equipe multiprofissional do Nuaces acolhe os alunos com limitações sensoriais para auxiliar no preenchimento de formulários, meios para o acesso às aulas remotas e interações on-line.

Para entrar em contato com a Diretoria de Acessibilidade, use o e-mail daces.proen@ufma.br ou o telefone (98) 3272-8028.

Assista à transmissão completa:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque