Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica realiza seminário de abertura em São Luís

publicado: 19/06/2023 16h18, última modificação: 19/06/2023 18h23

O Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor), por meio da UFMA, realizou seminário de abertura em São Luís, na manhã desse sábado, 17, encerrando suas atividades no domingo, 18 de junho. O Plano visa à formação de professores que atuam na educação básica, que envolve desde a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de professores que não possuem formação acadêmica superior, ou que já possuem, mas estão atuando fora da sua área de formação inicial. Esse processo de formação é responsabilidade das universidades públicas e particulares que mantêm convênio com o Parfor, que abrange todas as áreas de conhecimento.

Como explica o professor do Departamento de Educação II e Coordenador Institucional do Parfor na UFMA, José Carlos de Melo, o programa tem sua importância, pois atende a uma necessidade municipal dos professores que estão dando aula na educação infantil, ensino fundamental e médio que não tem a formação universitária. “Nós sabemos que o Maranhão, infelizmente, ocupa vários índices com a falta de formação de professores, e esse programa vem justamente suprir a necessidade de formação inicial”, analisa.

Lorena Carvalho Martins de Azevedo, da Diretoria de Ações Especiais, ligada a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), órgão responsável por programas especiais, entre eles o Parfor, explica que o projeto tem sua relevância em formar professores de educação básica. “No ano passado, nós, na condição de Universidade, fomos agraciados com a avaliação de universidade com maior potencial diante do edital nacional da CAPES, em que tivemos um aumento no número de turmas e também no número de cursos. Então agora estamos iniciando uma turma com 2.480 alunos e a gente tem esperança de que, com a gente, possam melhorar a educação no nosso estado”, pontua.

Gerlane Almada da Conceição, de Alto Alegre do Pindaré e cursando história pelo programa, define o Parfor como muito necessário. "podemos cursar uma formação para que possamos passar os conhecimentos adquiridos para os alunos. Tenho apenas o magistério e, quando surgiu a oportunidade, eu abracei para adquirir mais conhecimentos e ter um futuro melhor, para mim e para meus alunos”, revela.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, o pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho, o pró-reitor da Proaes, Leonardo Silva, além de membros do Parfor. Para o reitor, é importante sempre incentivar, de forma constante a formação continuada: "A participação e o envolvimento da UFMA nessa formação na última década cresceu muito. Nós temos mais quase cem cursos de formação e praticamente quase a metade de licenciatura. Boa parte também está situada no interior do estado. Então, a Universidade, ao expandir-se, já levou a formação para quem precisa. Nossa missão como Universidade foi levar as condições necessárias para incentivar a formação continuada e, assim, elevar a qualidade do ensino".

Saiba Mais

Por meio do Parfor, a UFMA oferece os cursos de Matemática, Educação Física, Filosofia, Letras Inglês, Letras Espanhol, História, Geografia e Pedagogia abrangendo os municípios de Codó, Lago do Junco, Buriti Bravo, Lago da Pedra, Cururupu, Monção, Urbano Santos, Santa Inês, Pio XII, Poção de Pedras, Lagoa Grande, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Estreito, Sitio Novo, Maracaçumé, Matões do Norte, Apicum-Açu, Buriticupu, Perimirim, Governador Nunes Freire.

Por: Juan Terra

Fotos: Aline Alencar