Programa Jornal Universidade recebe o vice-reitor Marcos Fábio Matos para entrevista acerca dos 200 anos de Imprensa no Maranhão

publicado: 23/12/2021 12h24, última modificação: 23/12/2021 19h16

O programa “Jornal Rádio Universidade FM”, da Rádio Universidade FM 106,9 recebeu, na terça-feira, 21, o vice-reitor da UFMA e diretor de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, para falar sobre o projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão, que culminou, no mesmo dia, com a entrega da Comenda dos 200 Anos, em que falou sobre a importância do Jornalismo, sobre o escritor e jornalista Sebastião Jorge, sobre as novas tecnologias e sobre as ações do projeto.

Sobre a relevância do jornalismo e dos profissionais da área ao longo da história, o docente afirmou que a imprensa é um mecanismo social, que de alguma forma, aponta os erros dos outros três poderes. “Por isso, classicamente, é considerada o 4° poder, porque ela tem essa natureza e, no Maranhão, sempre foi uma identidade”, comentou.

Ele relembrou alguns momentos de embates que são citados em um livro do professor Sebastião Jorge, um dos maiores pesquisadores da Imprensa no Maranhão, e os correlacionou com os dias atuais: “Ele tem um livro no qual ele aborda o período da censura nos primeiros anos, e eram terríveis os casos, como invasões de jornais, surras públicas que os jornalistas levavam, expulsões, tiros, etcetera, e hoje a gente percebe a mesma coisa. Na nossa história, a imprensa sempre foi combativa. Muitos dos nossos colegas jornalistas, ainda hoje, sofrem uma série de agressões, seja verbais ou físicas”.

O entrevistado afirmou que as novas tecnologias transformaram toda a cadeia de pessoas que trabalham na imprensa, mas que o espírito combativo não muda. Ele vê com bons olhos essa transformação: “Hoje o jornalismo não vive mais sem essa relação com a interação”, pontuou.

Assista a entrevista na íntegra:

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque