Notícias

Mestrado Profissional em Artes e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia Sonora realizarão o I Seminário de Educação Auditiva na segunda-feira, 28, às 9h

publicado: 25/06/2021 12h53, última modificação: 25/06/2021 12h56

Na segunda-feira, 28, às 9h, o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Maranhão realizará o I Seminário de Educação Auditiva, com objetivo de partilhar os conteúdos trabalhados na respectiva disciplina de Educação Auditiva. O evento será totalmente on-line, com transmissão pelo Google Meet. 

Elaborada junto com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ecologia Sonora (Gepes), a conferência “Escuta!” surgiu a partir de discussões realizadas em aulas da disciplina, visando o estudo da audição no cotidiano cultural da sociedade. A atividade será coordenada pelo professor do Profarte e do Departamento de Música Marco Aurélio Aparecido da Silva, doutor em Educação Musical, com pós-doutorado em Artes. 

A sessão apresentará dois trabalhos a serem abordos pelos mestrandos e integrantes do Gepes: “Música: expressão do artista ou produto do mercado?”, que será ministrado pelos alunos Alessandro José de Araújo Freitas e Rogério Chaves de Sales; e “Paisagem Sonora: arte como agente de transformação social”, que será apresentado pelas discentes Ivonilde Pereira Coelho e Luisiane Cristina Sá de Almeida. 

O Seminário também contará com a participação do professor Levi Leonido Fernandes da Silva, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Católica do Porto, ambas de Portugal, que reforçará a explanação da temática com seu conhecimento relacionado ao som e sua repercussão no âmbito social e mental no cotidiano. 

A participação é gratuita, por meio do link da sala virtual do Google Meet.

Saiba mais

O Prof-Artes é um Mestrado Profissional em Artes com área de concentração em “Ensino de Artes”, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. As instituições de ensino superior associadas são a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Por: Lani Sousa 

Produção: Laís Gomes 

registrado em: