Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva celebrou quinze anos de fundação em solenidade no Palácio Cristo Rei

publicado: 16/11/2022 12h30, última modificação: 18/11/2022 01h39

Na quarta-feira, 9, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Maranhão comemorou seus quinze anos de fundação, em que os professores simbolicamente renovaram o compromisso do Programa com toda a sociedade em seguir se empenhando na formação de recursos humanos qualificados para a saúde pública. A cerimônia foi realizada no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, em que foram premiados alunos egressos nas categorias “Mestrado – Artigo”, “Doutorado – Artigo” e “Tese”.

A mesa de abertura contou com a participação da diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento; da coordenadora do PPGSC, professora Carolina Abreu de Carvalho; da chefe do Departamento de Saúde Pública, professora Rosângela Fernandes Lucena Batista; do diretor-presidente da Fundação Josué Montello, professor aposentado Alcimar Nunes Pinheiro; da professora do PPGSC Maria Helena Seabra Soares Britto; e do aluno Victor Nogueira Silveira.

Na cerimônia, a diretora de Pós-Graduação Flávia Nascimento ressaltou a importância do PPGSC na saúde pública estadual, nacional e internacional. “Durante a pandemia, percebemos ainda mais a possibilidade de inclusão social do Programa com a criação de projetos em que os professores rapidamente conseguiram adequá-los aos estudos da covid-19. Muitas das ações governamentais se baseiam nos estudos científicos desse Programa, que é extremamente importante não só para a Universidade, mas também para o Maranhão, para o Brasil e para o cenário internacional”, comentou.

Em seguida, a coordenadora do PPGSC enfatizou sobre a relevância do Programa de Pós-Graduação com a produção de pesquisas que auxiliam na qualificação, assistência e na gestão do SUS. “O nosso Programa tem muitas parcerias com órgãos de gestão, como o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. Recentemente, o nosso Programa liderou, junto com técnicos da SES, a realização de dois inquéritos relacionados à covid-19, em que estávamos dando o suporte científico e acadêmico que a Secretaria precisava. Trouxemos resultados inéditos a respeito dos níveis de prevalência do vírus SARS-CoV-2”, acrescentou Carolina Abreu.

A discente Luana Lopes Padilha, que foi premiada com o primeiro lugar da categoria “Tese”, com o trabalho “Excesso de Peso ao Longo do Ciclo Vital, Consumo de Bebidas Ricas em Açúcares de Adição, Fatores de Risco Metabólicos e Asma em Adultos Jovens: Coorte de Nascimento de Ribeirão Preto – São Paulo (1978-1979)” agradeceu pela honraria e pelo apoio de colegas e professores.

“É uma honra receber esse prêmio, fiz o meu mestrado em 2013 e, desde a graduação, já ouvia muito falar da excelência do Programa. Conquistar esse prêmio reconhece o trabalho de um grupo, estou aqui recebendo em nome todos os outros alunos e docentes que contribuíram para que nós chegássemos até aqui. É uma grande honra e me sinto muito feliz e emocionada”, expressou Luana Lopes.

Saiba mais

O PPGSC colabora no ambiente científico atual com projetos de pesquisa em colaboração nacional e internacional. Mantém parcerias com universidades nacionais e estrangeiras, como a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; a Universidade Federal de Pelotas; a Duke University dos Estados Unidos; a University of British Columbia do Canadá; e a Queen Mary University e a University of Southampton, ambas de Londres, na Inglaterra.

Participam do respectivo programa de pós-graduação pesquisadores dos departamentos de Saúde Pública, Enfermagem, Medicina I, Medicina III, Odontologia II e Patologia da UFMA, além de parcerias com professores de várias universidades do país. Os docentes da UFMA coordenam estudos de coortes de nascimento e participam de estudos de avaliação de serviços de saúde em nível nacional e de estudos de grande visibilidade, que têm sido fontes de conhecimento para formulação de políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira as fotos:

15 Anos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - 10-11-2022