publicado: 16/05/2022 09h37, última modificação: 16/05/2022 09h37
Programa de Pós-Graduação em Odontologia recebe docentes da universidade dinamarquesa Aarhus University.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com apoio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), recebeu os pesquisadores Gustavo Nascimento e Fábio Leite, docentes da universidade dinamarquesa Aarhus University para uma série de atividades acadêmicas reforçando a consolidação do Projeto de Cooperação Internacional do PPGO. As atividades ocorreram na Cidade Universitária entre os dias 10 e 13 de maio, com uma palestra de encerramento ministrada pelo professor Fábio Leite no Auditório Sérgio Ferreti, na tarde desta sexta-feira.

A programação dos primeiros dias do evento contou com palestras ministradas pelos pesquisadores visitantes, nas quais abordaram os fatores determinantes da doença periodontal e interação com distúrbios sistêmicos, apresentação de projetos de pesquisas pelos discentes do PPGO, reuniões com o corpo docente e oficinas para o desenvolvimento de artigos científicos.

O encerramento do evento foi na tarde desta sexta-feira, 13, com a palestra ministrada pelo professor Fábio Leite, do Departamento de Odontologia e Saúde Oral da universidade dinamarquesa, com o tema “Microcirculação e hipóxia em doenças crônicas”, em que falou sobre sua linha de pesquisa, também desenvolvida na UFMA, sobre pequenas alterações nos vasos sanguíneo que podem começar desde a infância e predizer comportamento de desenvolvimento de doenças não só na boca, mas em todo o organismo. “É importante termos uma abordagem para discutir a saúde como uma política grande de qualidade de vida para toda a população, de alimentação, renda e de outros fatores importantes, porque está tudo interligado”, avaliou.

O evento foi organizado pelo professor do Departamento de Morfologia da UFMA Vandilson Rodrigues e pela professora Cecília Ribeiro, docente do PPGO. Este é primeiro ano do evento presencial relacionado a este projeto de colaboração internacional. Segundo os organizadores, o objetivo do evento foi a consolidação do projeto de cooperação internacional entre pesquisadores vinculados às duas instituições, UFMA e Aarhus University, além de permitir o planejamento de ações de mobilidade acadêmica e reforçar as linhas de pesquisa conduzidas no Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RECEBE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DINAMARQUESA AARHUS UNIVERSITY - 13-05-2022

Parceria internacional

A parceria da UFMA com a universidade da Dinamarca surgiu inicialmente mediada pela professora Cecília Ribeiro, docente do programa de pós-graduação que já vem desenvolvendo pesquisas em colaboração com os pesquisadores visitantes e já contribuiu para a publicação de artigos produzidos no PPGO, além da orientação em cotutela da discente Susilena Costa, discente do doutorado e que atualmente está em seu doutorado sanduíche na Dinamarca. As ações de colaboração já resultaram na publicação de artigos em revistas científicas de elevado impacto na área odontológica, como a Journal of Clinical Periodontology e a Clinical Oral Investigations.

A professora Cecília Ribeiro comentou essa parceria com os professores da universidade dinamarquesa: “Em 2020, houve uma participação, de forma on-line, dos professores, e foi quando identificamos as vertentes comuns. A partir daí, a gente tinha reuniões mensais com professores e alunos. É a primeira vez que recebemos os professores presencialmente, mas já com promessa de retorno, em que foram firmadas várias iniciativas para projetos e colaborações futuras”.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Bruna Castro