Programa de Pós-Graduação em Enfermagem celebra onze anos de existência com homenagem às coordenadoras e vice-coordenadoras que passaram pelo Programa

publicado: 27/08/2021 11h55, última modificação: 27/08/2021 16h34
1 | 17
2 | 17
3 | 17
4 | 17
5 | 17
6 | 17
7 | 17
8 | 17
9 | 17
10 | 17
11 | 17
12 | 17
13 | 17
14 | 17
15 | 17
16 | 17
17 | 17

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Maranhão celebrou, na quarta-feira, 25, onze anos de criação. O momento foi marcado pela inauguração da galeria fotográfica das coordenadoras e vice-coordenadoras do Programa que atuaram nesse período.

Segundo a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da comissão de comemoração alusiva ao aniversário do Programa, Nair Portela, a galeria é uma homenagem ao trabalho e à dedicação das docentes que passaram pela gestão do PPGENF, além de configurar um ambiente salutar de conquistas individuais e pessoais.

“São onze anos de muito trabalho, e a galeria foi uma homenagem justa às nossas coordenadoras e vice-coordenadoras. Já formamos mais de cem alunos, e o curso é uma oportunidade singular aos profissionais de saúde do estado, porque é o único de pós-graduação na área de Enfermagem no Maranhão”, revelou.

Para o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, a solenidade mostra a unidade dos professores e discentes ao longo desses anos.

“Estamos aqui para parabenizar as coordenadoras e vice-coordenadoras que passaram pelo curso ao longo desses anos e contribuíram, efetivamente, para que o programa esteja nessa posição. Nós, da Ageufma, estamos dando todo o suporte para que o curso de Enfermagem consiga o seu doutorado, melhorando cada vez mais a qualidade dos recursos humanos na área da saúde para atender, com eficiência e qualidade, às necessidades do estado”, disse.

O vice-reitor Marcos Fábio Belo Mattos parabenizou as coordenadoras e ressaltou quanto é importante elevar a qualidade de um curso de pós-graduação. “Nós entramos na Universidade pela graduação, mas precisamos ser conquistados pela pós-graduação: essa é a luta do corpo docente, que, ao longo desses anos, oportunizou uma formação de qualidade aos estudantes, permitindo que o profissional, quer seja na docência, quer seja nos hospitais ou clínicas, quando sai da UFMA, carregue um selo – o selo de qualidade da Universidade”, discursou.

A coordenadora do PPGENF, Livia Pascoal, apontou que o desafio da gestão atual é manter o padrão que foi construído na gestão 2018-2021. “A coordenadora, Lena Barros, e a vice-coordenadora, Arlene Caldas conseguiram, em sua gestão, reorganizar o curso e possibilitar que o Programa ascendesse no âmbito da produção acadêmica e captação de recursos para o desenvolvimento das pesquisas. O meu objetivo, agora, é dar continuidade a esse trabalho com a mesma qualidade e lutar pela nota 4 do PPGENF para que possamos almejar o programa de doutorado em Enfermagem da UFMA”, finalizou.

Por: Maiara Pacheco

Fotos: Luciano Santos