Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente titula sua primeira turma na UFMA

publicado: 13/12/2022 11h24, última modificação: 13/12/2022 13h02
O Prodema é o maior programa de pós-graduação na área das ciências ambientais da América Latina, com atuação em rede. O edital para a próxima turma será aberto até o dia 15 de dezembro

Foi realizada, na quarta-feira, 7, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a cerimônia de titulação da primeira turma do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). A mesa foi composta pelo reitor Natalino Salgado; pelo assessor de Representação Institucional, Arkley Bandeira; pela coordenadora do Prodema, Samara Aranha Eschrique; e pelo vice-coordenador do Programa, professor Leonardo Silva Soares.

O Prodema é o maior programa de pós-graduação na área das ciências ambientais da América Latina e foi concebido com base em um processo de trabalho interdisciplinar com vista a potencializar os recursos, as produções técnico-científicas e acadêmicas em universidades brasileiras, contribuindo para a formação de recursos humanos e produção técnico-científica na região. Nesse sentido, o Programa tem por meta a formação de profissionais com base interdisciplinar na área das ciências ambientais, para atuarem no enfrentamento dos problemas oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento nas regiões costeiras do Maranhão e do Nordeste do Brasil.

“Com apoio do corpo docente, levamos a ideia, conversamos e vimos que era importante tentar buscar nossa integração à rede do Prodema, abrindo uma nova área que seria do Mestrado em Sistemas Costeiros. Construímos e levamos a proposta para a Capes em que, de 26 propostas, em uma configuração de governo muito dura, a única proposta aprovada na área de ciências ambientais foi a nossa”, relatou o professor Leonardo Soares, que é egresso do mesmo Programa.

O reitor Natalino Salgado contou que a Universidade fez muito esforço para chegar aonde está agora. “Nós não tínhamos programas de doutorado, principalmente na área da saúde, então, desde 2007, traçamos como objetivo expandir a pós-graduação para ser o carro-chefe da produção científica e, ao mesmo tempo, integrar e melhorar a qualidade da graduação. Com esse projeto ambicioso, conseguimos tirar bons resultados”, afirmou.

Potira Manauara Souza Melo, titulada e na ocasião oradora da turma, ressaltou o impacto da pandemia nas vidas tanto acadêmica, quanto profissional dos alunos do Prodema e da UFMA. “A pandemia nos mostrou quão vulneráveis somos diante da natureza e o quanto nossos planos podem ser alterados de uma hora para a outra, mas também nos mostrou quão resilientes nós somos. Resiliência foi o nome da nossa turma”, enfatizou.

A turma, que deveria ter iniciado em março de 2020, teve como principal problema a pandemia, por isso iniciou suas aulas apenas em agosto do mesmo ano. “Uma turma inteira iniciou esse processo de conhecimento durante a pandemia, numa época em que todos ainda estavam se acostumando com as metodologias de ensino remoto, então vários projetos tiveram que ser reformulados para serem desenvolvidos durante a situação de pandemia”, contou a professora Samara Eschrique.

Apesar da pandemia, o Programa já conta com mais uma turma aberta neste ano e que fará sua qualificação em 2023. É certo que, até o dia 15 de dezembro deste ano, será aberto o edital para a próxima turma. Além disso, o Prodema conta com uma proposta aberta para que novos programas possam se filiar ao doutorado, em que, dentro dos quesitos exigidos, devem ter uma turma concluída, apoio institucional, interesse da região e uma boa avaliação da Capes.

Confira as fotos:

Formatura da Primeira Turma do Mestrado do Prodema - 7-12-2022