Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ofertará minicurso gratuito sobre capitalismo e direitos humanos

publicado: 15/02/2023 11h15, última modificação: 15/02/2023 19h15

O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) ofertará, nos dias 7, 17 e 21 de março, o minicurso "Capitalismo e Direitos Humanos". O evento será realizado presencialmente, sempre das 14h às 16h, na Sala 1 do PGCult, no Centro de Ciências Humanas (CCH), Câmpus São Luís, com emissão de certificado após a conclusão.

A iniciativa integra a disciplina de Direitos Humanos e Interculturalidade do PGCult, e o curso será ministrado pela professora visitante Meryl Marylyne Renee Thiel, mestra e doutora em Direito pela Université de Nice Sophia Antipolis; pós-doutora em Política Internacional pela Universidade de Santiago no Chile e em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A professora Meryl explica que, diante da observação estrutural do Programa, considerando que a diversidade cultural contrasta com a miséria socioeconômica, esse minicurso propõe uma reflexão coletiva sobre o que é o capitalismo e, mais particularmente, sobre suas manifestações.

Ressaltou também que a universalidade desejada e promovida dos direitos humanos está, agora, cada vez mais em conflito com as práticas econômicas e comerciais. No entanto o sistema de valores humanos foi construído sem criticar o sistema capitalista que existia antes dele, conforme explicou. “Este minicurso visa levantar reflexões sobre a articulação entre as práticas capitalistas e os direitos humanos. Trabalharemos, portanto, em um conjunto de definições conceituais”, finalizou.

As inscrições são gratuitas e serão feitas na página do evento na plataforma Doity.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras