Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social do Câmpus Imperatriz tem duas novas especializações aprovadas, em Mídias Sociais e Marketing Político e em Radiojornalismo e Audiovisual

publicado: 01/11/2021 09h46, última modificação: 03/11/2021 21h50

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Resolução de N° 2.301 e 2.302, de 18 de outubro de 2021, aprovou duas novas especializações para o Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social (PPGCOM) do Câmpus Imperatriz da UFMA, de “Monitoramento de Mídias Sociais e Marketing Político” e de “Radiojornalismo e Audiovisual”, com previsão de início já em 2022.

As duas especializações têm por objetivo atender às demandas de atualização e capacitação dos profissionais de comunicação social que trabalham principalmente nas cidades do Maranhão ou que residam em municípios próximos a Imperatriz. Além disso, os dois cursos foram criados como forma de alternativa para sanar a necessidade crescente das empresas que estão constantemente se modernizando e se atualizando na área de comunicação e marketing.

Os cursos têm o público-alvo voltado para profissionais que tenham diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que atuem na área da comunicação como jornalistas, radialistas, relações públicas, publicitários, profissionais de televisão, artes ou áreas afins que buscam adquirir e profundar os conhecimentos na área de radiojornalismo e audiovisual ou de marketing político e mídias digitais.

Para coordenadora da pós-graduação em radiojornalismo, Izani Mustafá, a expectativa para a chegada dessas duas pós-graduações é das melhores. “Sempre somos otimistas e acreditamos que, por necessidade do mercado e desejo particular, as pessoas queiram se especializar e serem profissionais mais qualificados. E, quando essas especializações são realizadas dentro de uma universidade pública e próxima onde eles moram ou atuam, fica mais fácil o acesso”, explicou.

As especializações terão a carga horária total de 420 horas, com duração de 18 meses. Os encontros ocorrerão uma vez por mês na sexta-feira à noite; sábado nos turnos matutino e vespertino; e domingo pela manhã, conforme o cronograma das disciplinas e dos professores. Cada curso terá 50 vagas disponíveis, e, dessa quantidade, 10% serão destinados a servidores da UFMA. As pós-graduações serão na modalidade paga.

O coordenador do curso de jornalismo de Imperatriz, Marco Antônio Gehlen, comentou que a chegada dessas especializações é de grande relevância para região e servirá como mais uma oportunidade para os profissionais buscarem conhecimento. “O esforço dos professores e a qualidade de desenvolvimento de suas pesquisas principalmente faz que tenhamos resultados positivos, como no Mestrado, que está em sua terceira turma, e agora com essa aprovação de mais dois cursos de especialização”, finalizou.

Saiba mais

A especialização de “Monitoramento de Mídias Sociais e Marketing Político” é coordenado pela professora Michelly Santos de Carvalho e é vice-coordenado pela professora Luciana da Silva Souza Reino. Abordará conteúdos atuais para quem trabalha nesses novos espaços de comunicação criados pela comunicação digital e voltada para o marketing na área política de órgãos públicos, estatais e privados. Além disso, abrange novas ferramentas para acompanhar a disseminação de informação ética, e alerta para a necessidade de fazer com que os profissionais pensem em como combater a desinformação e as fake News.

A especialização em “Radiojornalismo e Audiovisual” é coordenada pela professora Izani Mustafá e vice-coordenada pelo professor Marcus Túlio Borowiski Lavarda. Proporcionará aos estudantes conhecimento com foco nas mudanças provocadas pela internet e implementação da convergência digital, que alterou as formas de produzir e de interagir em meios tradicionais, como o rádio e a televisão, além de observar as novas relações estabelecidas neste universo cada vez mais on-line que envolve as redes sociais, plataformas de streaming e os aplicativos de conversa famosos mundialmente, como o Whatsapp.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes