Fala, Reitor!

Programa de entrevista com o reitor da UFMA estreia na Universidade FM

publicado: 07/05/2024 12h08, última modificação: 07/05/2024 15h58
Programa de entrevista com o reitor da UFMA estreia na Universidade FM

A Universidade FM iniciou a veiculação de novos produtos jornalísticos, como forma de demonstração da atuação da nova direção da emissora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), capitaneada pela professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos.

Um desses produtos é o programa, "Fala, Reitor!".Trata-se de um modelo de entrevista bem objetivo e direto, tendo como foco a Gestão Superior da UFMA, na figura do reitor, Fernando Carvalho. O formato, com cerca de três minutos, em média, por edição, aborda os assuntos mais emergenciais e de importância para a comunidade universitária. São perguntas objetivas, para respostas assertivas, com o objetivo de informar, sem o "peso tradicional" de um programa "chapa branca".

A iniciativa tem concepção inicial da própria diretora executiva da 106, a jornalista Josie Bastos.

“O Fala, Reitor! é uma proposta inovadora da Rádio Universidade, porque traz o reitor em cena, o chefe máximo da Universidade, com aquela informação nova para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral, no Jornal Rádio Universidade, que tem grande audiência na comunidade acadêmica e na população geral. Então, é, sim, para colocá-lo presente, falando dos caminhos, as estratégias e os desafios da maior instituição pública de ensino do Maranhão”, disse, Josie.

Ainda segundo a diretora executiva, a proposta também é misturar o novo produto com a programação, para que o ouvinte também fique informado, e tenha acesso, no site, Youtube, Spotify, e demais plataformas.

“Então, é para além da programação, numa aposta audiovisual que a Rádio Universidade também está fazendo nessa gestão, com a ideia também de tê-lo em nosso estúdio novo, para que, então, a comunidade tenha esse acesso, se informe e possa fazer também as suas cobranças, as suas demandas e seus questionamentos”, reforçou.

PROGRAMAÇÃO

A veiculação do Fala, Reitor! é fragmentada pela programação da Rádio, no intuito de diluir informações mais intrínsecas à instituição UFMA, na rotina diária, sem comprometer o entretenimento musical, mantendo o toque jornalístico e informativo da emissora.

"Bom, é um espaço que a Rádio Universidade oportuniza para toda a comunidade universitária e seus ouvintes conhecerem um pouco mais sobre o trabalho que a atual gestão, com o professor Fernando Carvalho, desempenha. São atividades diárias, que dizem respeito a todo o andamento da própria Universidade, nos âmbitos da pesquisa, extensão, ensino, e informações relevantes para milhares de pessoas, envolvendo técnicos, alunos e professores", disse o coordenador de Núcleos da 106, Paulo Pellegrini.

Outro aspecto relevante é que o reitor também responde a questionamentos da própria comunidade universitária, composta por alunos, professores e técnicos administrativos.

A veiculação é sempre às 11h, 14h, 18h30 e 22h, com uma inserção especial às quintas-feiras, no Jornal Rádio Universidade (7h10), antes do tradicional quadro de entrevistas, Rádio Opinião (7h45).

Além do áudio, também conta com uma versão videocast, disponível no canal oficial da Universidade FM no YouTube (Universidade FM 106,9 MHz).

Drops/videocast "Fala, Reitor!"
Às quintas, 7h40, no Jornal Rádio Universidade