Programa de Educação Tutorial em Física promove, até sexta-feira, 20, V Semana do Físico

publicado: 18/05/2022 15h54, última modificação: 18/05/2022 18h59
Programa de Educação Tutorial em Física promove até sexta-feira, 20, V Semana do Físico.jpeg

Teve início nessa terça, 17, a quinta edição da Semana do Físico, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Física da Universidade Federal do Maranhão. O evento é realizado em parceria com o Departamento de Física (DEFIS) e com as coordenações dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. Com a temática “O Universo elegante da Física à luz da divulgação científica”, a programação visa motivar a comunidade de físicos a celebrar a data, além de levantar discussões sobre os grandes temas atuais da área. O evento segue até sexta-feira, 20, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no youtube.

Entre os principais objetivos do evento, estão: discutir os grandes temas atuais da Física por meio de palestras, oficinas e mesas-redondas; discutir o aspecto histórico das grandes teorias da Física; estudar as biografias de grandes autores. A V Semana do Físico está sob a organização dos docentes Jerias Alves Batista, tutor do PET, Édson Firmino Viana de Carvalho, coordenador do Mestrado Acadêmico em Física, e Luciana Magalhães Rebelo Alencar, coordenadora do Laboratório de Biofísica e Nanossistemas.

O tema escolhido para esta edição é uma homenagem à inauguração do Planetário da UFMA, que faz parte do Espaço da Ciência e do Firmamento (ECF), coordenado pelo professor Antônio José Silva Oliveira. O Espaço tem a função de divulgar a ciência por meio de exposições permanentes em temas diversos, sendo constituído por uma extensa bancada de experiências lúdicas para a demonstração de conceitos da Física, um planetário inflável e vários telescópios para observação astronômica.

Este ano, a programação do evento dispõe de palestras com seis professores da UFMA e nove docentes de outras instituições, como o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e University of Science and Techno (USTC), da China.

Além de ser uma homenagem ao dia do Físico, comemorado em 19 de maio, a Semana também conta com palestras de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com o intuito de divulgar suas respectivas pesquisas. Durante o evento, são realizadas duas mesas-redondas que discutem as temáticas “O papel do PET Física da UFMA na divulgação da ciência” e “A inclusão da mulher na ciência brasileira”.

Diariamente, as atividades da V Semana do Físico iniciam-se pela manhã, das 9h às 12h, e continuam no período da tarde, das 14h às 18h.

Sobre o dia do Físico

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 2005 como o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário de um conjunto de teorias que revolucionaram nosso modo de pensar acerca do tempo, do espaço e da própria estrutura da matéria, publicadas por Albert Einstein em 1905. Essas descobertas tiveram profundas implicações na forma como o homem se relaciona com a natureza do ponto de vista filosófico, científico e, sobretudo, tecnológico.

A partir de 2005, o dia 19 de maio passou a ser celebrado como o dia do Físico. Nesse dia, comunidades de físicos espalhadas por todo o globo realizam fóruns de discussão sobre as principais teorias já desenvolvidas e suas tecnologias, bem como debatem sobre os grandes temas ainda em aberto.

Saiba Mais

A Semana do Físico da UFMA é um evento promovido pelo PET-Física da UFMA, em conjunto com o Departamento de Física e a coordenação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. A primeira edição foi promovida e organizada pelo PET-Física em maio de 2018, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA. Várias palestras e oficinas foram oferecidas aos participantes. A segunda edição ocorreu no auditório da Pós-Graduação do CCET, e contou com várias palestras de temas envolventes na área de Física e suas aplicações, assim como uma palestra sobre o uso da voz como um instrumento de trabalho do professor de Física. A terceira e quarta edições ocorreram de forma on-line, em virtude da pandemia de covid-19. Em 2022, a quinta edição conta com 327 pessoas inscritas e a participação de 13 professores e 5 estudantes palestrantes.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Bruna Castro