Programa de Educação Tutorial em Física promove a V Semana do Físico, com debate sobre as divulgações científicas do PET e a produção científica do Maranhão

publicado: 23/05/2022 10h14, última modificação: 23/05/2022 10h14

O Programa de Educação Tutorial (PET) em Física da UFMA em parceria com o Departamento de Física (Defis) e as coordenações de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA está realizando desde a terça-feira, 17, de forma virtual, a V Semana do Físico da Universidade Federal do Maranhão, com o tema “O Universo elegante da Física à luz da divulgação científica”. No primeiro dia do evento foi discutido sobre as divulgações científicas do PET e a produção científica no Maranhão.

A escolha do tema da V Semana do Físico foi uma homenagem ao evento de inauguração do Planetário da UFMA, parte integrante do Espaço da Ciência e do Firmamento (ECF), coordenado pelo professor Antônio José Silva Oliveira. O ECF, casa do PET Física da UFMA, tem como função primordial a divulgação da ciência por meio de exposições permanentes em temas diversos, uma extensa bancada de experiências lúdicas para a demonstração de conceitos da Física, um planetário inflável e vários telescópios para observação astronômica.

O professor Antônio José Silva Oliveira comentou sobre a história das produções cientificas no Brasil. “O nosso país antigamente era formado em grande parte por bacharéis, ou seja, não se tinha na concepção de universidades curso de ciência básica, apenas os cursos de engenharia, portanto o país renegou a ciência básica por um bom tempo. Em dado momento, apareceu José Reis, que começou a contribuiu com publicações sobre a ciência e a tecnologia no país a partir de 1930. Não tem no país cursos voltados para a divulgação da ciência até hoje. Por isso, quem faz essa popularização são os próprios cientistas”, enfatizou.

De acordo com o coordenador do PET, Jerias Alves Batista, é necessário fazer a divulgação da ciência para que a população saiba qual é o papel da ciência e dos físicos na produção dos produtos utilizados. “Para que haja valorização na profissão, a população também precisa saber qual o papel do físico. As pessoas valorizam tanto o médico, advogado e outros profissionais porque entendem a função de cada um, portanto a divulgação de trabalhos científicos precisa ser feita”, destacou.

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque