Programa Banda 106 estreará nesse sábado, 21, na Rádio Universidade FM 106,9

publicado: 20/01/2023 12h51, última modificação: 20/01/2023 15h38
O programa de estreia contará com uma entrevista com o carnavalesco Mauro Leite, da escola de samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e também com a participação da influenciadora digital Thaynara OG

As tardes de sábado da Rádio Universidade FM 106,9 contarão com a alegria e o clima contagiante do programa Banda 106, que estreará nesse sábado, 21. Com o intuito de valorizar a cultura regional e nacional, o programa terá entrevistas, dicas culturais, informações e músicas do período carnavalesco. O Banda 106 será apresentado por Maira Nogueira, das 16h às 18h.

O programa de estreia contará com a participação do carnavalesco Mauro Leite, da escola de samba fluminense Estácio de Sá, que, neste ano, homenageará as festividades de São João celebradas na capital maranhense, por meio do enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”. E também contará com a participação da influenciadora digital Thaynara OG, que foi convidada para ser a embaixadora do enredo e terá uma ala representando o “São João da Thay” no desfile da agremiação.

O Banda 106 surgiu em 1996 por meio dos jornalistas Joel Jacinto e Zeca Soares, que tiveram a ideia de criar o programa para divulgar a produção da música carnavalesca local. No entanto, devido ao contexto de restrições das festividades por causa da pandemia de covid-19, o programa realizou apenas alguns spots em 2021 e, no ano seguinte, não ocorreu. Com o retorno em 2023, a expectativa dos organizadores é que o Banda 106 tenha uma boa receptividade junto aos ouvintes e aos praticantes das brincadeiras carnavalescas, já que o carnaval de rua retornará, após dois anos de restrições sanitárias.

A apresentadora Maira Nogueira destacou a emoção que sente com o retorno do carnaval e do programa. “Ficamos esse período de dois anos sem apresentar o Banda 106 exatamente por causa da pandemia, um momento muito difícil. No ano passado, nós tivemos as músicas carnavalescas tocando na programação diária da Rádio, mas nós não tivemos o programa. Então a volta dele traz uma sensação ‘para lá de boa’, muita emoção, a sensação é a melhor possível”, declarou.

De acordo com Rildo Corrêa, coordenador do Núcleo de Produção da Rádio Universidade, o ouvinte pode esperar um programa completo que não contará apenas com entretenimento, mas também com jornalismo e prestação de serviços por meio de dicas sobre segurança em viagens, campanhas contra a violência e o assédio sexual, entre outros. “É um programa bem diverso, que tem música, jornalismo, cultura e entrevistas. Ele apresentará campanhas de orientação por meio de spots pedindo aos brincantes que curtam o carnaval com segurança e evitem assédios e discriminações”, pontuou.

Segundo Paulo Pellegrini, coordenador de Núcleos da Rádio, o programa é um espaço de visibilidade e fortalecimento para o campo da cultura, além de ser um programa de divulgação da agenda do Carnaval, o que o torna um relevante prestador de serviços para a comunidade. “Para a rádio, é um momento de consolidação da emissora como fomentadora da cultura maranhense e brasileira, praticante de um jornalismo cultural substanciado, educativo e interagente com o ouvinte e os sujeitos da cultura”, relatou.

A apresentadora Maira Nogueira fez um convite aos ouvintes e foliões da Universidade FM para participarem juntos dessa estreia. “Fiquem ligados nesse sábado, dia 21 de janeiro, das 16h até às 18h tem o melhor do carnaval para você ouvir no programa Banda 106. Fique ligado e vamos lá, vem com a gente fazer essa festa porque carnaval é alegria e descontração. Vamos nos contagiar com a alegria do carnaval”, convidou.

Por meio das mídias sociais da Rádio Universidade e do Whatsapp (98) 9 9217-2647, o ouvinte poderá participar do programa e sugerir entrevistas, músicas, enviar sugestões ou reclamações.

Por: Bruno Goulart

Produção: Alan Veras