Progep realiza curso sobre Formação Docente para o Ensino de Estudantes da Educação Superior com Transtorno do Espectro Autista

publicado: 13/09/2021 10h22, última modificação: 13/09/2021 21h41
Nota Informativa.jpeg

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD), realiza, no período de 13 de setembro a 10 de outubro de 2021, o Curso de Formação Docente para o Ensino de Estudantes da Educação Superior com Transtorno do Espectro Autista.

O objetivo do Curso é oportunizar reflexão teórico-metodológica sobre o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista-TEA e será ministrado pela professora Dra. Livia da Conceição Costa Zaqueu.

O Curso é realizado na plataforma Moodle/PROGEP, com carga horária de 60 horas, destinado ao público- alvo de servidores docentes e técnico-administrativos da UFMA.

A capacitação envolve  temáticas como Conceito e Aspectos Históricos do TEA, classificação do TEA segundo o DSM-V, desenvolvimento de habilidades e competências na educação; bases legais; formação do professor para o ensino de estudantes com TEA; habilidades socioemocionais; algumas intervenções baseadas em evidências e aprendizagem dos estudantes com TEA; inclusão educacional do estudante com TEA e a legislação; recursos didático pedagógicos para o ensino de estudantes com TEA, núcleos de acessibilidade; aplicativos para auxiliar o ensino de estudantes com TEA”.

Essa é a primeira vez que a UFMA, por meio da PROGEP, oferece capacitação no âmbito da temática do Ensino Superior do Transtorno do Espectro Autista.

Faça já sua inscrição, por meio do SIGRH e participe do Curso!

Para mais informações, entre em contato com a Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, enviando um e-mail para dcd@ufma.br.

Por: Progep