Progep promove formação da 1ª Brigada de Incêndio da UFMA

publicado: 11/05/2023 10h25, última modificação: 11/05/2023 20h09
O treinamento foi iniciado com instruções de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar na Cidade Universitária Dom Delgado
Progep promove formação da 1ª Brigada de Incêndio da UFMA

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), por meio da Divisão de Treinamento e Desenvolvimento, realizou, entre os dias 24 e 28 de abril, a formação da 1ª Brigada de Incêndio da Universidade Federal do Maranhão, com a temática “Prevenção e Combate a Incêndio e Atendimento Pré-hospitalar”.

O treinamento foi dividido em duas partes: a teórica, que ocorreu no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET); e a prática, no estacionamento do prédio do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT). O objetivo da Brigada de Incêndio e Emergência é atuar na prevenção, no combate e no controle de situações de incêndio e emergência, assim como garantir a segurança e a proteção das pessoas e do patrimônio, atuando na redução dos danos e dos impactos ambientais causados por esses eventos.

De acordo com o Chefe do SESMT, Mauro Muniz de Oliveira, a Brigada de Incêndio é um símbolo de segurança e proteção para todos numa organização, estabelecimento ou evento. “O SESMT – Progep está satisfeito com o resultado alcançado, os servidores e terceirizados da Universidade estão bem-treinados e motivados. São novos saberes adquiridos que têm por finalidade a prevenção de acidentes e, quando necessário, ajudar as pessoas a proteger o patrimônio público”, afirmou.

Ele também falou da importância da participação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio do Comandante do Quartel do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, TC Willys Pablo, e o Major Warlley. no treinamento. “O CBMMA atendeu a nossa solicitação de envio do caminhão autobomba tanque (ABT) para auxiliar nas manobras práticas da utilização das mangueiras pressurizadas no simulado de combate a incêndio. ”, explicou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro