PROGEP promove evento em comemoração ao dia do servidor

publicado: 25/10/2023 10h48, última modificação: 25/10/2023 11h08
PROGEP promove evento em comemoração ao dia do servidor

Em comemoração ao dia do servidor, comemorado no dia 28 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está promovendo uma programação cultural junto a ações de saúde e prestação de serviços no hall do prédio Paulo Freire na cidade universitária Dom Delgado.

A programação conta com o Coral Canto de Luz (UNITI), com a Banda da Guarda Municipal, além de ações como vacinação; aferição de pressão arterial; testagem de glicemia; avaliação nutricional; orientação nutricional e técnicas de reaproveitamento de alimentos, quick massage; prevenção e combate a incêndio; orientações ao consumidor (PROCON).

A semana do servidor é um momento anual onde os servidores públicos (servidores, técnicos e professores) da universidade são homenageados com eventos organizados prezando o bem-estar e saúde dos participantes, com ações diversas que envolvem de atrações culturais, de lazer,  serviços diversos e debates de temas importante da carreira.

Márcia Marques, coordenadora da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CASS) e uma das organizadoras da semana do servidor, destaca o objetivo do evento dentro da comunidade: “O objetivo é oferecer aos servidores um momento de lazer, de promoção à saúde, de melhoria da qualidade de vida, um momento específico de integração entre os servidores.”

Semana do Servidor 24-10-23

Para Joseilma Garrido, fonoaudióloga e diretora da Divisão de Qualidade de Vida (DQV), a semana foi idealizada com a intenção de celebrar em primeiro lugar o Dia do Servidor Público: “A Progep, por meio da CASS e da DQV, pensou que a melhor forma de celebrar esse dia seria com ações de promoção à saúde para os nossos servidores. Então, nós pensamos em trazer nossos parceiros externos e internos junto dos cursos de graduação, estreitar laços e oferecer serviços afim de mostrar aos homenageados que são importantes para a instituição.”

Marcos Fábio Belo, vice-reitor da UFMA, pontua a importância do evento: "Para nós, como gestor superior, é muito importante que a gente possa fazer este momento todo ano. E a gente espera só que os servidores possam vir, porque foi preparado com muito carinho pela Progep, com o apoio, obviamente, dos organismos, das unidades que ela solicitou, da Gestão Superior, Comunicação, TI, e que possam aproveitar da melhor maneira possível.”

O evento também contou com estande da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA) onde o vice-presidente, Domingos Ferreira, reitera o intuito da participação no evento: “Estamos participando ativamente da Semana do Servidor, considerando que os nossos associados são servidores ativos e aposentados da universidade. A finalidade da nossa presença, aqui com esse estande, é interagir com o povo participante desse evento e apresentar várias obras que foram feitas por nós e nossos associados, além de também lançar uma campanha de filiação para novos sócios.”

Continuando a programação da Semana do Servidor, nos dias 26 e 27 de outubro, das 8h às 12h, serão realizadas partidas livres de xadrez na quadra do Núcleo de Esportes. O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no local. Para o técnico administrativo Mauro Muniz de Oliveira, a ocasião se trata de uma oportunidade de promover conhecimento, aprendizado e aperfeiçoamento no jogo de xadrez aos servidores, terceirizados, discentes e a comunidade em geral.

Por: Karina Soares e Gabriel Jansen

Produção: Bruna Castro