Setembro Amarelo

Progep promove ações em alusão ao Setembro Amarelo

publicado: 18/09/2023 08h40, última modificação: 18/09/2023 13h44
Progep promove ações em alusão ao Setembro Amarelo

Para marcar a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Qualidade de Vida (DQV), está promovendo atividades para a prevenção de doenças e promoção à saúde voltadas aos colaboradores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Uma das primeiras iniciativas da campanha foi a divulgação da temática "Falar é a Melhor Solução" nas redes sociais e por meio de cartazes distribuídos por todo o câmpus universitário. A ideia é estimular o diálogo aberto com os servidores técnicos-administrativos e docentes sobre problemas de saúde mental e a importância de pedir ajuda quando necessário.

A psicóloga e coordenadora da campanha, Mônica Alves, comenta que a finalidade é informar como também proporcionar um espaço de diálogos e receptividade. "A divulgação nas redes sociais e também as visitas aos setores administrativos da Universidade têm por objetivo compartilhar informações que possam ajudar na prevenção do suicídio, realizando o que chamamos de psicoeducação”, declarou.

Além disso, a equipe da DQV está realizando visitas aos setores administrativos da Universidade, distribuindo materiais informativos e promovendo conversas sobre empatia e acolhimento. Essas ações têm o objetivo de criar um ambiente mais solidário e receptivo, em que todos se sintam à vontade para buscar apoio e compartilhar suas preocupações.

Um dos destaques da programação é o evento "Avaliação do Estresse no Trabalho", agendado para os dias 27 e 28 de setembro. Durante esse evento, serão realizadas análises de fatores de risco para transtornos mentais e oferecidas orientações aos servidores sobre como lidar com o estresse no ambiente de trabalho. O evento tem  vagas limitadas e ocorrerá presencialmente. Em continuidade, no mês de outubro, serão realizadas rodas de conversa sobre saúde mental no trabalho e as Semana de Saúde do Servidor, em que serão fornecidos diversos serviços de saúde, cultura e lazer.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (98) 3272-8819 ou, ainda, pelo e-mail: dcd.progep@ufma.br

Por: Kaylane Freire

Produção: Bruna Castro