Profnit-UFMA prepara aula inaugural sobre cenários, desafios e oportunidades dos ecossistemas de inovação no Maranhão

publicado: 24/02/2023 13h09, última modificação: 24/02/2023 19h39

A Universidade Federal do Maranhão se prepara para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). O evento ocorrerá no dia 16 de março de 2023, às 9h, no Auditório Sérgio Ferretti, localizado na UFMA, no CEB Velho.

A palestra será ministrada pelo superintendente de Políticas de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Luiz Vinicius Muniz, que abordará o tema “Ecossistemas de Inovação no Maranhão: cenários, desafios e oportunidades”. O evento será realizado pela Coordenação do Profnit.

A coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias da Ageufma, professora Glória Bandeira, ressaltou a importância da aula inaugural para a UFMA e para a comunidade em geral. “O Profnit-UFMA é um programa de excelência que visa capacitar profissionais para a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A aula inaugural será um momento especial para apresentar o programa e discutir a importância da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia para o desenvolvimento econômico e social”, declarou.

O pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho, destacou a relevância do evento para a Universidade. “O Profnit-UFMA é um programa estratégico para a UFMA e para o Estado do Maranhão. A aula inaugural será um momento importante para debatermos o papel da Universidade na formação de recursos humanos para a inovação e a importância da integração entre universidade, empresa e governo para o desenvolvimento regional”, afirmou.

O Profnit-UFMA é um programa de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar na área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, visando ao desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do país.

Por: Ageufma