Professores do Departamento de Direito da UFMA recebem Medalha Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís

publicado: 26/12/2023 13h56, última modificação: 26/12/2023 15h51
Professores do departamento de Direito da UFMA recebem Medalha Simão Estácio da Silveira da Câmara Municipal de São Luís

Os professores do Departamento de Direito da UFMA em São Luís Alexsandro Rahbani Aragão Feijó e Maria de Jesus Rodrigues Araújo Heilmann foram agraciados com a Medalha Simão Estácio da Silveira na última quarta-feira, dia 20, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Luís. Essa condecoração é considerada a mais prestigiosa oferecida pela Câmara, sendo conferida anualmente a indivíduos que tenham contribuído para o bem-estar dos residentes de São Luís e para o desenvolvimento da cidade. Os agraciados são indicados pelos 31 vereadores que compõem a casa legislativa.

O professor Alexsandro Rahbani, indicado pela vereadora Karla Sarney, expressou a importância do reconhecimento, destacando que a ocasião é muito significativa, pois valida o trabalho realizado ao longo de sua carreira e experiência na cidade.

“São 20 anos de magistério superior, sendo 8 anos na UFMA. Ter seu nome indicado para a maior comenda da Câmara Municipal é um gesto que, além de prestigiar o servidor público, o Professor, indica que estamos no caminho certo e nos enche de energia para o novo ciclo que se inicia”, agradeceu.

Alexsandro Rahbani é procurador do Município de São Luís desde 2003, além disso é Membro da Comissão da Advocacia Pública do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Seccional do Maranhão; Delegado da Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores municipais (ANPM) no Maranhão; Professor da UFMA, atualmente ocupando o cargo de Chefe de Departamento do Curso de Direito.

A professora Maria Heilmann, por sua vez, foi indicada pelo vereador Andrey Monteiro devido às suas relevantes contribuições no campo jurídico do estado. “Falar da medalha Simão Estácio Silveira é motivo de alegria, pois é uma comenda instituída pela Câmara de Vereadores de São Luís, desde o ano de 1996, de iniciativa do Vereador José Joaquim Ramos, à época, com o intuito de homenagear os ludovicenses que se destacaram por sua atuação com relevantes serviços na nossa cidade.  Assim, nesta 28ª edição, fui distinguida com muita honra com a proposição do Vereador Andrey Monteiro para receber entre os seus indicados, diante do trabalho que realizo como Promotora de Justiça do Ministério Público do Maranhão e Professora do Curso de Direito da UFMA, nesta capital, há quase três décadas. Então é uma alegria receber da Casa do Povo de São Luís a honraria pelo reconhecimento, reafirmando nosso compromisso com as funções púbicas, que nos dedicamos com muito amor e respeito” expressou Maria Heilmann.

Maria de Jesus Rodrigues Araujo Heilmann é promotora do Ministério Público do Maranhão desde maio de 1992. Professora do Curso de Direito da UFMA desde 1997. Nasceu em São Luís, formou-se em Direito na UFMA, em fevereiro de 1989. Atualmente, é Membra titular da 6ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca da Ilha de São Luís, desde 2003. E leciona, no Curso de Direito, disciplinas do Direito Público. É pesquisadora do GEDH-Bio-UFMA e publicou obras jurídicas em autoria individual e coletiva, além de artigos jurídicos. Ao longo de 31 anos de carreira no MP, trabalhou em diversas áreas, participou em Comissões especiais de trabalho, e com 26 anos na UFMA lecionando Direito Administrativo, Ambiental, Comércio Exterior, orientação de dezenas trabalhos de conclusão de curso, servindo à população de São Luís e de todo o estado, nos municípios em que atuou.

Medalha Simão Estácio da Silveira

Na sua 28ª edição, a Medalha Simão Estácio da Silveira foi estabelecida por meio da Lei Orgânica do Município e é regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Seu propósito é homenagear personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham desempenhado um papel significativo no desenvolvimento e na melhoria do município de São Luís. A cada período legislativo, os vereadores, de forma individual, concedem a medalha a até três personalidades.

Por: Juan Terra e Sarah Dantas