publicado: 08/07/2022 22h49, última modificação: 10/07/2022 17h05
Docentes do câmpus de Pinheiro participam da Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação como avaliadores.jpg

No dia 29 de junho, professores dos cursos de Engenharia de Pesca, Educação Física, Ciências Naturais e Ciências Humanas do Centro de Ciências de Pinheiro participaram como avaliadores da Feira Científica do Estado, financiada pela Fapema e sediada no Centro Educa Mais Dom Ungarelli. Eles avaliaram os trabalhos apresentados na Feira por estudantes do Ensino Médio da Baixada Maranhense.

Para a docente Yllana Marinho, do curso de Engenharia de Pesca e que avaliou oito trabalhos, os que mais chamaram a atenção dela foram o “Projeto de Aquaponia”, que consiste no cultivo de peixes associados com hortaliças; e o de “Confecção de Biojoias”, utilizando  escamas de peixe, no qual os estudantes tiveram que apresentar o “Minilaboratório Itinerante de Matemática” desenvolvido por eles, em que colocaram vários objetos recicláveis dentro de um armário pequeno.

Ela detalhou que deste último, a ideia era que, por meio dos artefatos contidos no armário, era possível fazer várias aplicações práticas da Matemática, em conhecimentos de matriz e geometria analítica. A professora explanou que isso serviria também para várias instituições públicas que não têm laboratório designado para o campo Matemático.

Ylliana Marinho também mencionou que, além destes, também foram apresentados outros projetos que pretendiam reciclar lixo, uma vez que alguns objetos, como garrafas PET, poderiam ser reaproveitados na confecção de brinquedos e pufes.

Docentes do câmpus de Pinheiro participam da Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação como avaliadores - 29-06-2022

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro