Professores da UFMA publicam a coletânea “Entornos políticos, afetivos e outras cercanias literárias”, que abrange diversos gêneros, temas e abordagens do estudo literário

publicado: 05/10/2021 12h02, última modificação: 05/10/2021 21h39

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras) Émilie Geneviéve Audigier, José Dino Costa Cavalcante e Rafael Campos Quevedo publicaram a coletânea “Entornos políticos, afetivos e outras cercanias literárias”, obra que se trata de uma reunião de ensaios acadêmicos sobre literatura e abarcam diversos gêneros, temas e abordagens do campo dos estudos literários. O material também serve como um mapeamento – embora restrito – dos territórios da poesia, ficção e do teatro.

O objetivo da coletânea, segundo os organizadores, é divulgar a atualidade das pesquisas da Pós-Graduação em Letras. A obra se refere ao ensaio que propõe acerca de ler criticamente as “cartografias” literárias, especialmente, as contemporâneas acerca dos territórios temáticos, cujos três principais perímetros foram demarcados pelas questões políticas, tanto no sentido amplo quando de política literária; pelos problemas de tradição e tradução literárias; e pelos temas relacionados a afetos e experiências subjetivas e corporais.

Para Rafael Quevedo, a importância desse trabalho será de acordo com a forma que o leitor apreciará a leitura, e a obra é direcionada para aqueles que se interessam pela temática. “A coletânea é dirigida ao público acadêmico interessado nos estudos literários e, a julgar pela amplitude de discussões que o livro propõe, o leitor certamente encontrará algo que dialogue com suas questões, algum mapa que oriente sua travessia nas regiões literárias”, explicou.

Saiba mais

Quem participou da coletânea foram docentes e pesquisadores da Pós-Graduação em Letras da Linha de Pesquisa 3, dos Estudos Literários. Compõem a coletânea pesquisadores da UFMA, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além das instituições estrangerias Universidade Agostinho Neto (UAN), em Angola; Universidad Científica Del Sur (Ucsur), no Peru; e Université Lumière Lyon 2, na França.

Está em fase de planejamento um lançamento eletrônico da obra no final deste ano, por meio da Editora Cancioneiro, e também está em preparação um lançamento presencial em São Luís, com os autores da coletânea.

Conheça a obra

Por: Hugo Oliveira