Professores da UFMA participam de livro lançado pela USP sobre o cenário turístico na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal em tempos de pandemia

publicado: 01/07/2021 16h28, última modificação: 01/07/2021 22h04

Os docentes Linda Maria Rodrigues, Thays Regina Rodrigues Pinho e David Leonardo Bouças da Silva, do curso de Turismo do Câmpus São Luís, tiveram artigo publicado no e-book colaborativo “Turismo em tempos de Covid-19: Ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal”, obra publicada em junho pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

O livro traz a contribuição do Grupo de Pesquisa “Turismo em Tempos de Pandemia – Uma análise multi e transescalar”, que agrega pesquisadores de todas as regiões brasileiras, além da Argentina, França, Moçambique e Portugal, reunidos em torno do objetivo comum: a de produzir uma análise crítica e fundamentada acerca dos desdobramentos da crise sanitária da covid-19, que afetou o setor turístico.

O texto dos autores maranhenses pode ser visualizado na página 37, com o título “O cenário turístico maranhense em frente aos efeitos da covid-19: um olhar sobre os municípios de São Luís, Barreirinhas e Tutóia”, que fala sobre o contexto da pandemia mostrando os impactos causados pela crise sanitária com base em estudos preliminares realizados nos respectivos municípios maranhenses, contemplando o setor hoteleiro, de alimentação, transporte etc.

Linda Rodrigues acredita que essa obra vai ajudar muitas pessoas a entenderem o contexto da maior crise sanitária do setor no Maranhão. “Esperamos poder contribuir, por meio desses estudos realizados, com a identificação e reflexão sobre como esses lugares foram afetados de forma distinta em várias regiões do Brasil e de outros países por causa da covid-19”, completou.

Saiba mais

O livro também contou com autoria de professores maranhenses como Terezinha de Jesus Campos de Lima, Débora Rodrigues de Oliveira Serra e de Monique de Oliveira Serra, todos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Acesse o livro “Turismo em tempos de Covid-19: Ensaios sobre casos na Argentina, Brasil, Moçambique e Portugal”.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes