Professores da UFMA fundam grupo de estudos e pesquisa em saúde coletiva e vulnerabilidades

publicado: 14/02/2023 13h54, última modificação: 14/02/2023 16h39
Será lançado em breve um edital de seleção para o ingresso de discentes

Para formar pesquisadores, realizar trabalhos no campo da saúde coletiva e vulnerabilidades, e contribuir com melhorias das condições de vida da sociedade, foi criado, recentemente, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva e Vulnerabilidades da Universidade Federal do Maranhão. O grupo abordará, em suas pesquisas, as seguintes linhas: “Análise e avaliação de serviços, programas e políticas públicas de saúde”; “Vulnerabilidades sociais e desigualdades na saúde”; e “Epidemiologia dos agravos, doenças crônicas e transmissíveis”.

A coordenação será executada pelos docentes Carlos Leonardo Cunha, do Departamento de Saúde Pública, e Bruno Luciano Oliveira, do curso de Medicina. O grupo de estudos realizará seminários temáticos, cursos de formação de pesquisadores e atividades de extensão universitária. O professor Cunha explicou que o grupo de pesquisa será focado em saúde coletiva e vulnerabilidades porque é um campo de estudo com necessidades de trabalhos e demandas sociais, e isso possibilitará intervenções que podem provocar melhorias na qualidade de saúde da população maranhense.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro