Professores da UFMA de Pinheiro participam de formação em Brasília para implementação do Curso de Especialização em Ensino de Ciências (PED) no CCPi

publicado: 07/11/2023 11h30, última modificação: 14/11/2023 10h19

Professores do Câmpus de Pinheiro participaram, nos dias 22 e 28 de outubro, em Brasília, no Distrito Federal, de um treinamento interinstitucional em uma parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com a Stanford University, focando na capacitação de docentes para o ensino de ciências e matemática. A formação teve por objetivo central capacitar os professores do Centro de Ciencias de Pinheiro para a implementação do Curso de Especialização em Ensino de Ciências (PED/Brasil).

O Curso de Especialização em Ensino de Ciências - PED Brasil é presencial e é coordenado pelo Professor Roberto Santos Ramos, vinculado à Coordenação do Curso de Licenciaturas em Ciências Naturais, que faz parte do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) da UFMA. Essa iniciativa é realizada em cooperação com o Instituto Canoa e a Universidade de Stanford, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo da criação desse curso é capacitar professores da rede pública municipal da Baixada Maranhense no ensino de ciências, com foco em implantar metodologias que são trabalhadas ao longo do programa PED Brasil, um programa de especialização docente que funciona em rede e é implementado em diversas instituições de ensino em todo o país.

Roberto Santos, coordenador do projeto na UFMA de Pinheiro, afirma que a formação implantada no novo curso é diferenciada por envolver aspectos do ensino de ciências que são apoiados em estudos e pesquisas, que demonstram elementos importantes para a aprendizagem do aluno. A formação é dividida em onze módulos, que serão repassados aos professores, além de contar com uma equipe de nove docentes de diferentes áreas de formação, que fazem alinhamento com o ensino de ciências.

Para Maria de Fátima Sousa Silva, uma das professoras que participaram do curso, a maior importância da formação está relacionada à aquisição de conceitos e abordagens pedagógicas inovadoras para o ensino de ciências. Isso se deve ao fato de que o currículo proposto pelo Programa de Educação e Desenvolvimento (PED) tem por objetivo proporcionar aos professores do ensino fundamental e médio metodologias de ensino de ciências centradas na resolução de problemas e na promoção do desenvolvimento de habilidades. Essas abordagens visam à aplicação prática em sala de aula, de acordo com o contexto e as necessidades educacionais específicas. Portanto os alunos da educação básica terão a oportunidade de obter uma compreensão mais significativa dos conteúdos de ciências e, consequentemente, uma aprendizagem mais eficaz.

Ela ainda pontua sobre o que poderá mudar no cenário acadêmico com a inclusão do curso em Pinheiro: "O curso terá impacto na aprendizagem de ciências, tantos para os professores da educação básica, quanto para os alunos do referido município, uma vez que o curso promove um aparato teórico metodológico que possibilita ao professor(a) desenvolver melhor seus saberes docentes no ensino de ciências. E assim os alunos da rede pública da educação básica serão contemplados com um ensino pautado na equidade. Embora o Brasil celebre avanços nas políticas educacionais, são preocupantes os resultados das avaliações externas, principalmente no ensino de ciências, portanto compreende-se quanto é necessário cada vez mais pensar e efetivar uma educação equitativa, sobretudo aos estudantes com menos acesso às redes institucionais de educação", salienta.

Será publicado um edital que conterá informações detalhadas sobre o processo de seleção de professores para a rede municipal. Além disso, estão trabalhando em uma parceria com os secretários para incentivar a participação dos docentes. O curso terá cinquenta vagas disponíveis e está programado para começar no primeiro semestre de 2024.

As aulas serão realizadas aos sábados, com duração durante todo o dia, e, em algumas ocasiões, poderá haver aulas no domingo pela manhã. Este curso destina-se a professores do ensino fundamental e médio que possuam um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e que atendam aos requisitos que serão especificados no edital.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras