publicado: 07/11/2023 14h06, última modificação: 08/11/2023 20h29
> Professoras e alunas do Curso de Turismo da UFMA realizam evento para imersão cultural com turismo de base comunitária no Quilombo Saco das Almas

Discentes e docentes do Curso de Turismo, do Câmpus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participaram, dos dias 27 a 29 de outubro, do Projeto de Imersão Cultural sob a Perspectiva do Turismo de Base Comunitária no Quilombo Saco das Almas.  A iniciativa busca desenvolver ramos como empreendedorismo e gastronomia como produtos turísticos a serem explorados por lideranças quilombolas, comunitárias, professores, associações locais e agentes públicos.

Entende-se por turismo de base comunitária o tipo de turismo em que a comunidade organiza e presta serviços para os visitantes, como promover passeios guiados no local, pesca em grupo, conhecer a roça, a casa de farinha, a alimentação típica e os pontos de lazer. Pensando nisso, as discentes Dirlene da Cunha, Keliene do Nascimento e Vivian dos Santos idealizaram, planejaram e executaram a atividade que proporcionou forte sentimento de imersão dentro do Quilombo.

PROJETO DE IMERSÃO CULTURAL SOB A PERSPECTIVA DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO QUILOMBO SACO DAS ALMAS

Orientados pela docente Mônica de Nazaré Araújo, os alunos puderam compreender o mapeamento ambiental da perspectiva do turismo, participar de roda de conversa sobre gastronomia como atrativo turístico e realizar oficina sobre empreendedorismo. Para as crianças quilombolas ofertaram uma oficina de artes e pinturas com tintas naturais, o que incentivou as práticas sustentáveis e resultou em painéis que utilizaram folhagens e flores locais como sua principal matéria-prima.

Além dos eventos, também houve apresentações de grupos culturais, como Tambor de Crioula infantil e adulto, Boi Brilho do Quilombo e Boi da Vila, recital de poesia e Capoeira de Valor. Ao final, as alunas receberam homenagens das famílias, de amigos e da comunidade em geral, ocorridas nas escolas Patrício da Cunha Costa e Antônio Martins Costa.

Uma das palestrantes que compôs a programação, a professora Mônica de Nazaré Araújo, afirmou: “O planejamento, a implementação e a execução realizada pelas alunas do curso de turismo demonstra o comprometimento em dar uma resposta para a comunidade de Saco das Almas, oferecendo conhecimentos para o desenvolvimento de um Turismo responsável, a considerar que o protagonismo deve ser dos comunitários”, contou a docente.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro