Professora Josie Bastos, do Departamento de Comunicação Social, lançou livro sobre os impactos da EaD, em cerimônia realizada na Livraria Leitura

publicado: 20/05/2022 19h43, última modificação: 20/05/2022 19h46

Repensar a importância da educação à distância (EaD) e trazer reflexões acerca da sua implementação e suas fragilidades: este é o ponto central do livro “O lugar de incertezas da EAD: Contradições entre a política pública e a oferta de ensino no Brasil”, escrito pela professora Josie Bastos, do Departamento de Comunicação Social do Câmpus São Luís. O lançamento ocorreu na quinta, 19, na Livraria Leitura, localizada no São Luís Shopping, e contou com a presença do vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, além de amigos, familiares, professores e admiradores do trabalho da docente.

Em 2018, a professora Josie finalizou sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP). A tese foi intitulada “A política pública da educação à distância no Brasil: uma avaliação do processo de implementação a partir da experiência da UFMA do Maranhão” e contou com a orientação da professora Valéria Almada Lima, coordenadora do Programa. Após o surgimento da pandemia, a pesquisadora decidiu que era o momento certo para transformar sua tese em livro, e em 2021, começou a organização do material.

Na visão de Josie, as pessoas, de maneira geral, vivenciam o imperativo das tecnologias em diferentes áreas, entre elas, na área da educação. O surgimento da pandemia acelerou esse processo, como por exemplo, a experiência da EaD se tornou mais frequente no ensino. A sua implementação foi realizada em diferentes regiões, com índices socioeconômicos distintos, o que expôs suas dimensões e suas vulnerabilidades.

Os recursos telemáticos, o percurso escolar dos alunos, a infraestrutura dos polos e instituições de ensino são os fatores apontados, segundo a pesquisadora, que influenciam na qualidade da EaD. Ainda que exista uma preocupação com a formação de professores nessa modalidade, a docente convida os leitores a analisarem se essa capacitação corresponde às atuais necessidades da modalidade e como os estudantes, que são o produto final da educação, são impactados pela estrutura desenvolvida nessa forma de ensino.

De acordo com Josie Bastos, as informações obtidas podem ajudar a melhorar a qualidade da EaD. “Os estudantes são muito pouco ouvidos, são os que mais sofrem. Os dados apresentados podem ajudar os gestores a criarem formas de fiscalização e de legislação. Não dá para sair do sistema híbrido, ele tem que existir, está aí para nos auxiliar. Mas como fazer isso?”, questionou.

Lançamento do livro da professora Josie Bastos - 19-05-2022

Para sua orientadora da tese, o trabalho apresentado representa uma postura crítica sobre a precarização da educação a distância. Valéria Lima também parabenizou a professora Josie pela conduta enquanto pesquisadora. “É uma dupla satisfação: como coordenadora do PPGPP, de ver mais uma doutora formada por nós, tendo êxito na carreira acadêmica, publicando essa obra de um tema tão atual, relevante e instigante; e como orientadora, em que é muito gratificante a gente contribuir com a formação de recursos humanos e vê um aluno entrar, passar por todo processo de formação e sair outra pessoa”, afirmou.

O vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio, também parabenizou a autora visto a importância de sua obra. “É sempre importante prestigiar o pesquisador que tem o resultado da sua pesquisa publicado, seja em revista científica, seja como no caso da Josie, em livro. Para nós é muito importante ter as bases de uma reflexão sobre a educação à distância, porque nós estamos inseridos nesse contexto. A UFMA tem uma base muito forte da EaD e o livro vai nos ajudar a refletir, repensar e analisar os nossos processos de educação à distância, por isso, ela está de parabéns”, pontuou.

O lançamento contou também com a presença da professora Soraia Dornelles, do Departamento de História. Ela conduziu o momento de perguntas à professora Josie Bastos e à sua orientadora. Ao final, todos os presentes fizeram um brinde à pesquisa e à educação. A obra é uma publicação da Editora CRV, de Curitiba.

Saiba mais

O livro pode ser adquirido, fisicamente, nas Livrarias Leitura do São Luís Shopping ou do Shopping da Ilha. Aqueles que preferem a forma digitalizada, podem comprar pelos sites da Livraria Leitura, Editora CRV ou Amazon. Também serão disponibilizados alguns exemplares para os discentes na Biblioteca da Universidade Federal do Maranhão.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro