Professora Ilza do Socorro Galvão Cutrim, do Departamento de Letras, defenderá memorial nesta segunda-feira, 7

publicado: 07/11/2022 10h15, última modificação: 07/11/2022 15h39

A professora Ilza do Socorro Galvão Cutrim, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas da UFMA, defenderá memorial para ascensão ao cargo de professora titular – cargo máximo da carreira docente do magistério superior – nesta segunda-feira, 7. O evento será realizado em formato digital no Canal Institucional da UFMA, a partir das 15h.

Ilza atua como professora na Universidade Federal do Maranhão desde 1997, tendo 25 anos de participação na docência, extensão universitária e pesquisa. Sua área de atuação tem por base a Análise de Discurso e as discussões sobre História e Memória, a fim de analisar os processos enunciativos que promovem a identidade “São Luís, única capital fundada por Franceses”.

O memorial será avaliado por docentes com vasto conhecimento a respeito do campo de estudo da professora, como Marisa Gama Khalil, doutora em Estudos Literários e professora da Universidade Federal de Uberlândia; Nilton Milanez, professor da Universidade do Estado da Bahia e coordenador do Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo; e  Agenor Almeida Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

Sobre a importância de receber o título, Ilza falou que a expectativa é a de que, agora, o trabalho desenvolvido nas universidades, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, ganhe fôlego. “Que tenhamos, principalmente as áreas de humanas e sociais, nosso trabalho reconhecido e valorizado e que voltemos a ter incentivo para desenvolvê-lo”, ponderou.

O incentivo para escolher a carreira docente foram muitos exemplos de bons professores que se mostravam apaixonados pelo que faziam, continuou Ilza. “Inicialmente, os professores que se mostravam a favor de uma aprendizagem em que os alunos fossem atores, e não apenas recebedores de conhecimentos. Daí minha escolha pelo curso de Letras. Na Universidade, também tive professores que me mostraram que o processo de ensino e aprendizagem vai além da sala de aula. É um processo que se estabelece com a sociedade. Você reconhece o valor da aprendizagem quando reconhece que pode usar o que aprendeu para melhorar a sociedade”, afirmou.

Saiba mais

Ilza do Socorro Galvão Cutrim é graduada em Letras-Francês pela UFMA (1996). Possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Araraquara. Atualmente, é professora associada Nível IV da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra e orienta pesquisas em nível de Graduação no Departamento de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras (PGLetras), no Mestrado Acadêmico.

Adota como aporte teórico e metodológico em suas pesquisas os pressupostos da análise do discurso, com base nas contribuições de Michel Foucault. É vice-líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD) e coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos. É organizadora, entre outros, dos livros “Visadas discursivas: identidades, memórias e culturas artísticas”; “Entre discursos: memória, produção e circulação de sentidos”; “Mídia, linguagem e sociedade: espaços, corpos e vozes na atualização da resistência”; “Discursos, espaços e subjetividades”; “Práticas discursivas em espaço digital: múltiplos percursos”. Sua pesquisa envolve questões relacionadas a discurso, sujeito, poder no espaço urbano.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras