Notícias

Professora do curso de História participará em simpósio do IX Encontro Internacional de História Colonial

publicado: 16/02/2023 13h27, última modificação: 16/02/2023 15h53

A professora Marize Helena de Campos, do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), junto com Suzana Santos Severs, docente do Departamento de História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), coordenará o simpósio “Inquisição: tempos, espaços e sujeitos conectados” do IX Encontro Internacional de História Colonial (EIHC). O evento ocorrerá em outubro deste ano, no Câmpus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com tema “Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (séculos. XV-XIX)”, um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico para os estudiosos da área.

As professoras, que atualmente fazem parte do projeto internacional “A Transcrição dos Processos da Inquisição Portuguesa (1536-1821)”, desenvolvido no Centro de Humanidades (Cham) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), destacam que o simpósio tem por objetivo reunir pesquisas relativas à atuação dos tribunais inquisitoriais ibéricos nos territórios da península e de suas colônias, agregando trabalhos sob diversos olhares, espaços e "tempos" que pretendem contribuir para provocar novas problematizações sobre o tema.

O Encontro contará também com palestras temáticas e mesas-redondas que enfatizarão e darão visibilidade às experiências de mobilidade e circulação no mundo ibero-americano, tanto nas inter-relações entre a Península Ibérica e a América, quanto destas partes com outras regiões do mundo.

Além disso, o EIHC focará nos debates historiográficos contemporâneos e nas perspectivas metodológicas criativas que promovem reflexões críticas de análises sobre os processos históricos do império português, em suas múltiplas conexões — econômicas, políticas, sociais e culturais — que se manifestam em experiências, redes de comércio e de interesses e em fluxos e refluxos das dinâmicas administrativas e jurídicas.

Para mais informações, acesse o site do evento  

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: