Notícias

Professora do curso de Estudos Africanos da UFMA concede entrevista à UFMG às 18h desta sexta-feira, 26

publicado: 26/08/2022 12h56, última modificação: 26/08/2022 16h20

A professora do curso de Estudos Africanos da UFMA Kátia Regis será entrevistada hoje, 26, a partir das 18h, pela professora Nilma Lino Gomes, titular emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e primeira mulher negra a ser reitora de uma universidade federal no Brasil, além de relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012).

A conversa será transmitida nas redes sociais da docente da UFMG e tratará de temas como a criação da primeira Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro); trabalhos de campo feitos pelo curso em continente africano, como Cabo Verde e Moçambique, e a revista da Liesafro “Kwanissa”.

Na entrevista, também serão debatidas as investigações realizadas pela professora Kátia Regis em seu pós-doutorado, que buscou refletir e falar sobre as contribuições do debate acerca da incorporação dos conhecimentos locais nas políticas curriculares de países africanos (África do Sul, de Moçambique, do Zimbábue e da Tanzânia) para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil, conforme o previsto pela Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino do tema.

A pesquisa foi realizada na Universidade Púnguè (UniPúnguè), com a supervisão da professora Emília Nhalevilo, primeira mulher a ser reitora de uma universidade pública em Moçambique, professora doutora catedrática da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) e que figura, atualmente, como uma das cem personalidades africanas mais influentes da África lusófona (segundo dossiê organizado pela African Shapers). O trabalho acadêmico teve a cossupervisão da professora Nilma Lino e foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Acesse o link para a live da entrevista no Instagram

 Saiba mais

O curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA reúne conhecimentos das ciências humanas com o objetivo de aplicá-los no ensino de história da África e de cultura africana e afro-brasileira. O objetivo do curso é fazer o aluno compreender as particularidades das relações étnico-raciais no Brasil, refletir sobre a representação da população negra nos materiais didáticos para assegurar uma educação para a igualdade étnico-racial, compreender e reconhecer o processo histórico de construção do conhecimento de diferentes grupos sociais, entre outros.

Por: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: