Notícias

Professora do Câmpus São Bernardo apresenta a peça-sonora “O Sentido do Delta” no VII Chigiana International Festival & Summer Academy, da Itália

publicado: 04/08/2021 18h25, última modificação: 04/08/2021 19h40
1 | 2
2 | 2

A peça-sonora “O Sentido do Delta”, projeto organizado pela professora Paula Molinari, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Música do Câmpus São Bernardo, junto com a radialista Marta Fonterrada, da rádio do Centro Cultural de São Paulo, é apresentada na VII edição do Chigiana International Festival & Summer Academy, que começou em 5 de julho e irá até 1º de setembro com o tema “Diverso”, evento que conta com uma programação de mais de 60 concertos e eventos.

A obra é transmitida na rádio web do evento, “Chigiana Radioarte”, ativa ininterruptamente durante todo o festival e responsável pela programação dedicada à relação entre som e diversidade, que apresenta produções radiofônicas de compositores de todos os países, incluindo a peça-sonora brasileira “O Sentido do Delta”.

O projeto nasceu da pesquisa de sons realizada pela professora Paula Molinari na região do Delta das Américas, como parte de suas atividades de pós-doutorado, trabalho responsável por abrir caminho para a parceria com a radialista Marta Fonterrada. A peça-sonora foi desenvolvida com base em vivências, experiências de escuta e gravações que foram captadas com o intuito de constituir um acervo sonoro e estudar os sons da região deltaica.

Para a professora Paula Molinari, a participação nesse evento é uma conquista muito importante para o avanço dos estudos sonoros ambientais. “O fato de estarmos ao lado dos grandes compositores de todo o mundo e realizar a projeção internacional da obra é uma vitória, já que, no Brasil, não existem tantos espaços abertos para esse tipo de produção radiofônica”, afirmou.

Para ela, essa participação representa um marco para o curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Música e contribui para desconstruir a imagem associada ao câmpus do continente como inferior aos câmpus centrais. “Com essa e outras qualificações, vamos firmando nosso lugar e criando um curso com relações internacionais estabelecidas, abrindo portas para que nossos acadêmicos possam ir e vir a outras instituições internacionais, usufruindo prestígio e interesse para intercâmbios e períodos de formação”, finalizou.

Acesse ao site do Chigiana International Festival & Summer Academy

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Laís Gomes

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: