Notícias

Professora de Jornalismo de Imperatriz participa da Rede de Gênero e Raça

publicado: 02/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

IMPERATRIZ – A professora Michelly Santos de Carvalho, do curso de Jornalismo da UFMA, Câmpus de Imperatriz, participa da Rede de Jornalistas e Comunicadoras com Visão, Gênero e Raça, que foi lançada em novembro deste ano. A Rede passa a existir por meio da articulação de jornalistas brasileiras ligadas à Red Internacional de Periodistas com Visíon Género (RIPVG).

A Rede de Jornalistas e Comunicadoras com visão de Gênero e Raça busca a maturidade das discussões no âmbito da comunicação, entendendo o jornalismo tanto como um reprodutor dos preconceitos sociais, quanto como um agente transformador da sociedade em que está inserido. A criação da Rede tem sido incentivada nos últimos anos por conta da articulação entre os estudos de gênero, o ativismo feminista e os saberes da profissão, em um contexto complexo presenciado em diversos países, principalmente na América Latina, onde a expansão dos movimentos feministas, antirracistas, LGBTQ+, entre outros, fazem frente ao momento de retrocessos, segundo a docente.

“A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras surge num panorama desafiador de luta no que toca a liberdade de expressão, os direitos humanos, os direitos das mulheres e a luta antirracista. Emergimos numa data extremamente importante para a luta feminina, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em um país que mata uma mulher a cada duas horas, especialmente, as mulheres negras. Lembramos aqui que, como jornalistas e comunicadoras, nosso papel é defender espaços diversos promovendo vozes de mulheres, pretas, indígenas, LGBTI+, mulheres com deficiência, e outras maiorias minorizadas”, afirma a jornalista, professora e feminista negra.

Produção: Laís Gomes
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Hugo Oliveira
Última alteração em: 03/12/2020 08:38