Professora do Laboratório de Química de Produtos Naturais da UFMA recebe o Prêmio Otto Richard Gottlieb na categoria "Jovem Talento"

publicado: 12/11/2021 15h37, última modificação: 12/11/2021 15h54

A professora de Química Orgânica Cláudia Quintino da Rocha, 37 anos, recebe nesta terça-feira, 12, o Prêmio Prof. Otto Richard Gottlieb da Divisão de Química de Produtos Naturais (QPN) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), indicada na categoria Jovem Talento. O prêmio reconhece pesquisadores brasileiros com destaques nas áreas de produtos naturais, com cerimônia a cada dois anos em duas categorias: “Sênior” e “Jovem Talento”.

Para a indicação, é necessário que haja um impacto no desenvolvimento da área positivamente, e consequentemente, na química. “Estou muito emocionada, pois é um reconhecimento de nossa Universidade, sobretudo do nosso curso de Química”, conta a professora.

Cláudia trabalha nessa área cientificamente desde 2006 quando iniciou sua graduação em Química pelo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Estudou mestrado na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e fez doutorado no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com período sanduíche na Universitè de Genéve, na Suíça, também fez pós-doutorado pela Universitè de Genève e pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. Química Orgânica. Tem pesquisas em extração, isolamento e identificação de moléculas naturais com atividade farmacológicas.

Ela ressalta que a “Química de Produtos Naturais” é uma linha de pesquisa difícil e exige dela esforço e dedicação. Ela contou que seus professores a inspiraram a trabalhar nessa área, além disso, tem o incentivo de seus alunos do Laboratório de Química de Produtos Naturais da UFMA, dos colegas professores e pesquisadores e de outras instituições fora do país. “Estamos enfrentando tempos difíceis no Brasil e esse prêmio me motiva a dar sempre o melhor de mim, como docente e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão”, enfatizou Cláudia.

Por: Andréia Cabral

Produção: Laís Costa