Professor Natalino Salgado recebe homenagem do Hospital Universitário

publicado: 30/07/2021 18h55, última modificação: 30/07/2021 20h00

Nesta sexta-feira, 30, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) prestou uma homenagem ao reitor Natalino Salgado pelos serviços prestados como professor na instituição. Com uma carreira marcada por grandes avanços e esforços, ele se despede da docência em clima de festa e muita emoção.

Para engrandecer ainda mais esse momento, aproximadamente 200 pessoas participaram da reunião on-line e saudaram sua trajetória com palavras, lágrimas e palmas. Entre os presentes, estavam: representantes da UFMA e HU-UFMA, amigos de caminhada profissional e pessoal, bem como membros da sua família. Ao decorrer do evento, vídeos em forma de retrospectiva foram compartilhados com todos, fazendo-o relembrar momentos importantes da sua vida.

A médica e ex-aluna do professor Natalino Janeide Leonar destacou como ele foi importante em sua carreira. “O senhor me inspirou a ser nefrologista. Depois que eu cheguei eu vi a sua luta para trazer concurso para este hospital, e foi em um desses que me tornei médica desta instituição. Você sempre me empurrou para a frente, e eu lhe agradeço muito. Continue assim, porque a missão do professor nunca termina."

O padre Cláudio Fernandes parabenizou pelo seu aniversário e relembrou os momentos que colaborou com a instituição. “Meu coração se enche de alegria em participar deste momento. Olhando algumas fotos, percebo que sempre estive presente na história deste hospital. Quero que saiba que o senhor é uma rocha preciosa, fico feliz em compartilhar da sua amizade”.

Em seu pronunciamento, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, enfatizou sua trajetória de dedicação e consequentemente de renúncias em prol da instituição, “O Dr. Salgado deu muito da sua vida para o hospital universitário, e nós somos privilegiados, como alunos, profissionais, gestores. O senhor nos ensinou que a confiança é um tesouro, que esta casa tem muito valor, e que a coletividade deve ser levada a sério. A palavra que define este momento é gratidão, pelos seus feitos e pelo amor a esta casa”.

O reitor da UFMA e professor Natalino Salgado agradeceu muito emocionado cada um que contribuiu com essa homenagem. “Quero abrir meu coração para abraçar e cumprimentar cada um de vocês. Obrigado pelas palavras e por tantos momentos que pude compartilhar com todos. Fazer o bem é a única felicidade verdadeira, então eu espero continuar realizando isso na vida das pessoas."

Sobre o professor

Natalino Salgado Filho nasceu na cidade de Cururupu (MA). Graduou-se em Medicina pela UFMA, fez residência em Clínica Médica na UFRJ, e em Nefrologia, na UERJ. Especializou-se também em Didática de Nível Superior; Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares. É mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutor em Medicina (Nefrologia), também pela UNIFESP. Professor titular da UFMA, coordenador do Projeto PREVRENAL, docente de diversos Programas de Pós-Graduação na UFMA, como o Programa de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UERJ.

Natalino Salgado foi diretor geral do Hospital Universitário (1997 a 2007), transformando-o em Hospital de Ensino, uma referência nacional em alta complexidade. No HU-UFMA, ampliou a Residência Médica e implantou a Residência Multiprofissional. Reitor da Universidade Federal do Maranhão (2007 – 2015), teve gestão reconhecida como a responsável pelo maior crescimento e transformação da história da Instituição. Neste período, houve uma expansão, sem precedentes, do ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização bem como da interiorização e da ampliação multicampi.

Em sua atuação profissional e contribuições ao Maranhão e ao Brasil, Natalino Salgado fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, quando trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do Maranhão; fundou a primeira Residência Médica do Maranhão em 1980; presidiu a Sociedade Maranhense de Nefrologia e foi membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Presidiu a Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990.

É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH); da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); da International Society of Nephrology (ISN); da American Society of Nephrology (ASN); da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM); da Sociedade Maranhense de Ciências (SMC); da Academia Maranhense de Letras (AML); do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES). Natalino Salgado publicou 18 livros e mais de 600 artigos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. É também editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology.

Publicado originalmente em 30/07/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário da UFMA