Professor Marcelo Pagliosa, da Licenciatura em Estudos Africanos, é semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura

publicado: 02/09/2022 13h44, última modificação: 02/09/2022 19h14
O livro “O Evangelho Segundo Madalena” foi um dos 65 selecionados para a etapa semifinal do prêmio Oceanos, um dos mais importantes da língua portuguesa

Com o título “O Evangelho Segundo Madalena”, o romance de estreia de Marcelo Pagliosa Carvalho, escritor e professor do Curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da UFMA, tornou-se semifinalista no prêmio Oceanos de literatura, um dos mais importantes prêmios literários em língua portuguesa, criado em 2003 para prestigiar e divulgar a literatura brasileira selecionando o melhor livro do ano.

A partir de 2007, o prêmio passou a receber obras dos autores de todos os países falantes de língua portuguesa. O prêmio já foi concedido a renomados escritores lusófonos, como é o caso do músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque, que venceu em 2010 com a obra “Leite Derramado”; em 2012, o autor português Valter Hugo Mãe foi premiado com o livro “A Máquina de Fazer Espanhóis”; e o atual vencedor é o escritor timorense Luís Cardoso de Noronha, que conquistou o prêmio com o romance “O Plantador de Abóboras”.

Marcelo contou seu sentimento com a classificação de seu livro à lista dos 65 semifinalistas do Oceanos. “Sinto-me muito feliz e um pouco surpreso. Feliz porque o Prêmio Oceanos é um dos principais da Língua Portuguesa. Estar na mesma lista ao lado de escritores e escritoras tão importantes e reconhecidos é realmente motivo de muita alegria e de certeza que o trabalho valeu a pena. Sinto-me surpreso porque o livro ‘O Evangelho Segundo Madalena’ é apenas meu romance de estreia”, declarou.

Na etapa seguinte, o júri fará a seleção dos dez finalistas. Concorrem ao prêmio 45 escritores brasileiros, doze portugueses, cinco moçambicanos, uma luso-angolana, um angolano e um cabo-verdiano. Além do romance, Marcelo também tem outras publicações. “Tenho uma série de haicais, poemas e contos publicados em muitas antologias e agora faço uma estreia no gênero romance. A vontade de escrever essa obra, que me colocou como semifinalista no Oceanos 2022, foi realizar a defesa dos direitos humanos e da democracia. Mais do que isso, foi o desejo de denunciar as violações aos direitos humanos e à democracia na América Latina”, mencionou.

A obra de Marcelo aborda temas sociais, políticos e econômicos por meio de três histórias de resistências femininas e tem como pano de fundo o início do cristianismo. "‘O Evangelho Segundo Madalena’ é, antes de tudo, um livro sobre resistência, sobre a importância da memória histórica e a defesa dos direitos humanos. Por meio de histórias, trabalho com o início do cristianismo, a parceria macabra entre nazistas e a Ditadura de Pinochet no Chile e o Brasil dos últimos anos. O leitor e a leitora podem esperar um livro que mostra as resistências, sobretudo femininas, e as lutas contra os poderes econômicos, políticos ou religiosos instituídos em diversos tempos e espaços”, esclareceu.

O escritor ressaltou o apoio da UFMA durante sua trajetória como acadêmico e literário e também destacou a importância dessa seleção para a Universidade: “Tenho muito orgulho de ser professor da UFMA, espaço de formação de grandes nomes na área literária. Meu trabalho na Universidade me ajuda a me formar como um escritor preocupado com a sociedade e comprometido com a inovação e a inclusão social. Nesta Universidade, tive a oportunidade de me realizar profissionalmente, por exemplo, ao idealizar e coordenar a implantação da primeira Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros do país. Essa experiência, inclusive, serviu de base para a escrita da minha obra literária”.

Marcelo Pagliosa Carvalho é graduado em História, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); tem pós-doutoramento em História da África na Universidade de Lisboa e Licença-Capacitação na Universität Leipzig; foi idealizador e é docente da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Liesafro) da UFMA. É o fundador e líder do Núcleo de Direitos Humanos e Diversidade (N-Direitos) da UFMA; e integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (Neáfrica). É autor de outras obras como “Contos Para Insônia” e “Estudos Africanos Diálogos Diaspóricos”.

Saiba mais

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e conta com o patrocínio do Banco Itaú, do Instituto Cultural Vale e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa. Tem apoio do Itaú Cultural e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Por: Bruno Goulart

Produção: Marcos Paulo Albuquerque