Notícias

Professor Marcelo Carneiro, do Departamento de Sociologia e Antropologia, defenderá memorial para professor titular no dia 6 de setembro

publicado: 31/08/2022 13h45, última modificação: 01/09/2022 06h15
A defesa terá início às 16h, no Auditório Mário Meireles do Centro de Ciências Humanas da Cidade Universitária Dom Delgado

O professor Marcelo Sampaio Carneiro, do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA, realizará, na próxima terça-feira, 6, a defesa de seu memorial para professor titular. A banca pública de defesa ocorrerá às 16h, no Auditório Mário Meireles, e a entrada é livre para toda a comunidade acadêmica.

Marcelo Carneiro é professor efetivo da UFMA desde 1994 e possui 28 anos de contribuição nos âmbitos da docência, da pesquisa social e da extensão universitária. Além disso, o educador realiza estudos que se concentram na análise das relações entre economia, trabalho e natureza, em que promove o intercâmbio entre agentes ligados a sindicatos e entidades do movimento social.

O memorial será examinado por professores que possuem vasta experiência nas áreas de pesquisa do docente, como é o caso de Igor Gastal Grill, professor e pesquisador do programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFMA;  José Ricardo Ramalho, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Josefa Cavalcanti, professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Edna Castro, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carneiro é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Sociedade (GEPTS), do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da UFMA; é bolsista de Produtividade do CNPq, com publicações de livros e artigos em importantes revistas científicas da área de sociologia no Brasil; e possui trabalhos publicados em periódicos internacionais.

O docente possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); graduação em Ciências Sociais e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA; doutorado em Sociologia pela UFRJ; e estágio doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, instituição francesa de ensino superior.

Saiba mais

A classe de professor titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013. As classes recebem as seguintes denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo: auxiliar (docente que possui graduação ou título de especialista), assistente (portador de título de Mestre), adjunto (portador de título de Doutor), associado (apenas professores com doutorado que já passaram pela classe de Adjunto) e titular (apenas professores com doutorado que passaram pela classe de Associado).

Somente ao alcançar o nível 4 da Classe D, denominada de “professor associado”, o docente poderá pleitear a promoção para a Classe E, de professor titular. Entretanto o professor terá que ser aprovado nas duas etapas de avaliação. Na primeira, são avaliadas as atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira; e na segunda, o docente apresentará a uma banca a defesa de um memorial ou uma tese acadêmica inédita.

Por: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: