Professor Jocélio dos Santos Araújo torna-se o primeiro Professor Titular do câmpus de Chapadinha

publicado: 26/04/2024 09h14, última modificação: 26/04/2024 09h14

O professor Jocélio dos Santos Araújo conquistou um marco histórico ao se tornar o primeiro docente do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a ascender a categoria mais elevada da carreira docente universitária, de Professor Titular. A conquista representa o reconhecimento de uma trajetória profissional exemplar, dedicada ao ensino, pesquisa e à extensão.

A titulação foi concedida após a defesa do memorial acadêmico descritivo do professor Jocélio, onde ele detalhou sua rica trajetória, desde as séries iniciais em uma pequena cidade no interior da Paraíba até o doutorado na Universidade Federal de Lavras, com pós-doutorado na Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha.

Para o professor, este momento representa a consagração de sua carreira docente no ensino superior e a realização de um sonho, destaca o Jocélio. “É algo inigualável, é o verdadeiro resumo de uma trajetória de um campeão. Eu sinto que todos os obstáculos foram vencidos e que valeu a pena investir na docência e hoje ser consagrado, coroado e atingir esse auge na docência do ensino superior”, conta ele.

Atualmente, o professor leciona nas graduações de Agronomia, Engenharia Agrícola e Zootecnia, no câmpus de Chapadinha, e na pós-graduação em Energia e Ambiente do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

O processo para ascender à Professor Titular da UFMA é regido pela resolução n° 313-CONSAD (Conselho de Administração) de 2023 e é composta por duas etapas. A primeira etapa consiste em medir e pontuar cada atividade que foi exercida pelo docente nos eixos de pesquisa, extensão, no mestrado/doutorado, publicação de artigos, orientações em monografias, publicações de artigos e outras categorias.

Passando pela primeira fase, o docente vai ser avaliado pela comissão especial, externa, onde ele defende um memorial acadêmico, descritivo ou fazer uma apresentação de uma tese inédita, para uma banca composta por professores titulares de outras instituições.

Com o currículo extenso, Jocélio é líder de um grupo de pesquisa denominado Grupo de Estudos em Tecnologias Sustentáveis e Agroenergia, que faz trabalho na área de produção de energia, biomassa, produção de biogás e desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis aplicados à agricultura. Também faz projetos e programas de iniciação científica, tecnológica, física, e dá orientações para alunos de graduação e mestrado.

O professor é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPR), mestre pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e fez doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). E antes de concluir o doutorado, o professor foi aprovado no concurso público para o Magistério Superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde teve a primeira experiência na docência no ensino superior.

A titulação do professor Jocélio dos Santos representa um marco histórico para o Campus de Chapadinha e para a UFMA, inspirando novas gerações de docentes e pesquisadores a buscarem a excelência em suas áreas de atuação.

Por: Lara Castro

Produção: Sarah Dantas