Professor João de Deus, do Departamento de Matemática, defenderá memorial para titular da UFMA, nessa terça-feira

publicado: 29/04/2022 15h22, última modificação: 29/04/2022 16h31
Professor João de Deus, do departamento de Matemática, defenderá memorial para titular da UFMA, nessa segunda-feira.jpeg

No dia 3 de maio, às 15h, ocorrerá a defesa de memorial do professor João de Deus Mendes da Silva, do Departamento de Matemática, para promoção funcional de professor titular da Universidade Federal do Maranhão, o cargo de carreira mais elevado do magistério superior. A cerimônia ocorrerá via Google Meet.

João de Deus ingressou na UFMA como professor em 1997, com apenas 22 anos de idade. Ele destaca que a carreira docente possui o cargo de titular como o topo da trajetória profissional, portanto professores universitários acreditam que alcançar essa conquista é o desejável.

A comissão avaliadora será constituída pelos professores Rodney Carlos Bassanezi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Amauri da Silva Barros, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e João Xavier da Cruz Neto, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Licenciado em Matemática e mestre em Computação Gráfica pela UFMA, e doutor em Matemática Aplicada pela Unicamp, João de Deus Mendes da Silva é natural de São João da Serra, no Piauí. O docente cursou toda a educação básica em escola pública. Durante os 25 anos de serviços prestados à Universidade, exerceu as funções de coordenador do curso de Pós-Graduação, diretor de departamento, assessor da reitoria; pró-reitor de assistência estudantil e de planejamento, e coordenador do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). Ele atua em dois programas de pós-graduação e é autor de artigos científicos em revistas especializadas. Atualmente, coordena o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), é professor do departamento de Matemática, atuando principalmente na área de Teoria Fuzzy, Modelagem Matemática, Matemática Aplicada a Finanças e Ensino de Matemática.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque