publicado: 18/03/2022 13h28, última modificação: 21/03/2022 00h16
Professor João Batista Bottentuit ministra Aula de Acolhida aos estudantes EaD da UFMA e dá várias dicas de ferramentas tecnológicas para otimizar estudos.png

Na noite dessa quinta-feira, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) realizou uma Aula de Acolhida para dar as boas-vindas aos estudantes dos cursos de graduação na modalidade a distância, vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB), e celebrar o início do semestre letivo.

“Gostaria de ressaltar que estamos à disposição de vocês, alunos, nosso principal cliente.  Temos trabalhado intensamente, e muita coisa foi implantada desde que iniciamos, em novembro de 2019, como a realização do registro de vários sistemas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial; criamos processos de trabalho; sistematizamos o atendimento ao aluno para melhor atendê-los; aperfeiçoamos nosso AVA, deixando-o muito mais intuitivo e de fácil navegabilidade. Em contrapartida, pedimos, apenas, a dedicação de vocês nos estudos, porque poderão fazer muita diferença na família de vocês e contribuir para o crescimento do seu município. Cada vez que um estudante cola grau, é a certeza de que estamos no caminho certo. Sejam bem-vindos e sintam-se acolhidos”, discursou a diretora da DTED-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Na ocasião, o professor João Batista Bottentuit ministrou a palestra “Como as tecnologias podem ajudar no processo de estudo e pesquisa” e, no decorrer da aula, a sala virtual alcançou a marca de mais de 500 visualizações simultâneas na plataforma do Youtube.

No início da sua fala, Bottentuit surpreendeu os estudantes ao declarar que “o Google é o pior espaço para pesquisa científica”, em suas palavras. Segundo ele, “o buscador até oferece bastante dados e informações, mas de maneira bagunçada e incompleta. Quando buscamos em uma base de dados, esse material já foi validado e publicado em diversos canais científicos”, explicou. Logo em seguida, ele apresentou plataformas seguras para dar embasamento às pesquisas, como por exemplo,  a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, repositório das Universidades, entre outros.

Bottentuit ressaltou, ainda, que estamos vivendo na era da Cultura Digital. “Utilizamos o celular,computador, tablet e diversos outros recursos para ter acesso à informação, então, cada vez mais estamos abandonando o papel e damos espaço para as telas digitais. E essa cultura alterou a maioria das coisas que fazíamos de maneira presencial que, hoje, fazemos por meio de recursos digitais, sempre conectados a tudo e a todos o tempo inteiro”, analisou.

O professor ofereceu mais de dez dicas  interessantes aos estudantes para facilitar o processo de estudo, principalmente na educação EaD. “Com o uso correto das ferramentas tecnológicas voltadas para a educação, podemos abrir um horizonte imenso de conhecimento para nossa formação, como cursos, análise de dados, divulgação de trabalhos e muito mais”, declarou Bottentuit.

Veja todas as dicas apresentadas na Aula de Acolhida

Por: Maiara Pacheco - DTED