Professor do PPGBC da UFMA aprova no CNPq projeto inovador para a quantificação das emissões de gases de efeito estufa no Brasil

publicado: 15/12/2023 11h54, última modificação: 15/12/2023 12h20
Professor do PPGBC da UFMA aprova junto ao CNPq projeto inovador para a quantificação das emissões de gases de efeito estufa no Brasil

Celso Henrique Leite Silva Junior, professor permanente da Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professor colaborador da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE), teve aprovação e financiamento de seu projeto “YBYRÁ-BR: Quantificação Espaço-temporal das Emissões e Remoções de CO2 pelas Florestas Brasileiras” no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Universal 2023

O projeto gira em torno das últimas quatro décadas, em que o Brasil tem enfrentado desafios significativos relacionados à perda e degradação de sua cobertura florestal, o que resultou na emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, ameaçando a integridade ambiental dos ecossistemas. O projeto do professor aborda esse problema crítico, buscando entender a contribuição de cada bioma brasileiro nas emissões e remoções de gases de efeito estufa.

O intuito da pesquisa é fornecer um balanço detalhado das emissões de dióxido de carbono (CO2) causadas pelo desmatamento, fragmentação florestal (efeito de borda) e incêndios florestais, bem como as remoções desses gases da atmosfera pelo crescimento das florestas secundárias. O estudo gera modelos robustos de emissão e remoção específicas para cada bioma brasileiro. Essa pesquisa adota um modelo inovador baseando-se em uma integração única de dados de sensoriamento remoto e informações de campo, utilizando métodos de ponta desenvolvidos pela equipe do projeto, e publicados em revistas internacionais de alto impacto.

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Geotecnologias e Ciências Ambientais (GEOTAM), liderado pelo professor Celso Henrique e pelo professor Denilson da Silva Bezerra (Departamento de Oceanografia e Limnologia – DEOLI).

Quanto às expectativas ligadas ao projeto, Celso Henrique pontua sobre o potencial de pesquisa realizado e quais os resultados esperados para o futuro: “Este projeto pioneiro têm o potencial de oferecer informações cruciais para orientar o planejamento estratégico e a tomada de decisões relacionadas à redução das emissões e ao aumento da absorção de carbono da atmosfera por meio da restauração das florestas. Isso contribuirá significativamente para que o Brasil atinja suas metas estabelecidas no Acordo de Paris e do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, os resultados do projeto serão fundamentais para aprimorar os sistemas de Mensuração, Relato e Verificação (MRV) de programa REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) jurisdicionais nos estados brasileiro”, explica.

O projeto conta com uma rede internacional de colaboradores. No Brasil, algumas instituições participantes são: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Ceuma (UNICEUMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). No exterior, as instituições participantes são as seguintes: University of Exeter (Inglaterra), Universidad Nacional de Colombia – UNAL (Colômbia), Deutsches GeoForschungsZentrum GFZ (Alemanha) e University of Manchester (Inglaterra).

Perfil do pesquisador

O professor Celso Henrique Leite Silva Junior é Engenheiro Ambiental com Mestrado e Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Possui vasta experiência em pesquisa de campos na Amazônia e Cerrado, além de possuir Pós-doutorado na Universidade da Califórnia (UCLA) em colaboração com a NASA, pesquisando sobre a perda e o ganho de cobertura florestal na região tropical usando dados e técnicas de sensoriamento remoto. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), professor permanente do PPGBC da UFMA, também professor colaborador no Doutorado BIONORTE da UFMA e pesquisador honorário da University of Manchester (Inglaterra). Suas pesquisas concentram-se em áreas como Uso da Terra, Dinâmica do Fogo em Ecossistemas Tropicais, Mudanças Ambientais nos Trópicos e sensoriamento remoto da vegetação.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras