Professor do curso de Jornalismo da UFMA, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), lançará primeiro livro autoral sobre comunicação e religião

publicado: 20/06/2023 12h40, última modificação: 21/06/2023 07h50
O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas
Professor do curso de Jornalismo da UFMA lançará primeiro livro autoral sobre comunicação e religião

No sábado, 24, ocorrerá o lançamento do primeiro livro “A Comunicação da Igreja Católica na América Latina – O que nos ensinam os documentos do Celam”, do professor do curso de Jornalismo Ricardo Alvarenga, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), a partir das 9h, na Livraria Paulus, Centro de São Luís.

O livro, que é fruto da sua tese de doutorado, aborda as práticas da comunicação da Igreja Católica dentro do território latino-americano. Segundo o docente Alvarenga, a Igreja Católica é conhecida por ser uma instituição extremamente organizada do ponto de vista hierárquico e por seus vários níveis de organização.

Ele esclareceu que a escolha da temática ocorreu de forma muito natural, porque, no mestrado, já tinha trabalhado com essa perspectiva, só que abordando apenas na realidade brasileira. “No doutorado, veio esse desejo de expandir o olhar sobre as práticas da comunicação no catolicismo, e, assim, nós entendemos que um espaço geográfico interessante que traria peculiaridades e particularidades significativas seria a América Latina”, disse. "Na América Latina, há o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), local que reúne todos os bispos católicos, é um espaço que tem a prática e a vivência do catolicismo. Por isso nós fizemos um estudo sobre esse tema, tentando entender quais dinâmicas e como a comunicação é entendida e utilizada por essa instituição, que representa a Igreja Católica”, concluiu.

O professor explicou ainda que a publicação da tese de doutorado em livro ocorreu de maneira gradual porque ele já tinha esse desejo. “É um sonho esse lançamento, meu primeiro livro autoral. Como eu estou dialogando com um tema que é transversal e que trabalha com comunicação e religião, realizei diversas adaptações na obra para que ela se tornasse mais acessível para o público em geral, como nos termos, no tamanho da obra e na linguagem”, destacou.

Ricardo Alvarenga relatou que a sua trajetória acadêmica e profissional foi construída na perspectiva de um olhar sob a educação como uma prática de transformação da realidade. “Eu sempre entendi que era por meio da educação que as coisas poderiam acontecer na minha vida. Sou formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, atuei em assessorias de comunicação, trabalhei em jornais, tive uma larga experiência profissional, mas sempre com o desejo no coração de seguir a carreira acadêmica”, expressou.

Atualmente, é Professor Visitante da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro