Professor de Medicina doa cópias de seu livro sobre cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares para bibliotecas da UFMA e do HU-UFMA

publicado: 13/06/2022 11h59, última modificação: 13/06/2022 12h44
1 | 3
2 | 3
3 | 3

A Biblioteca Setorial de Medicina do Câmpus Bacanga recebeu unidades do livro “Cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares”, produção do professor do respectivo curso Orlando Jorge Martins. A produção é uma das poucas produções bibliográficas disponíveis no Brasil e conta com a colaboração com mais de 150 médicos, cirurgiões e pesquisadores da área em universidades de todo o mundo.

O livro, com mais de 720 páginas, conta com a organização do professor Martins e reúne técnicas mais avançadas e inovadoras para as práticas cirúrgicas hepatopancreatobiliares, om destaque para temáticas como colangiocarcinoma, ressecção hepática, transplante hepático pediátrico e procedimentos de diagnóstico e terapêuticos introduzidos por instituições de pesquisa estrangeira. Com o livro, as técnicas se aprimoram para a formação de novos profissionais cirurgiões.

A produção científica foi lançada em vários eventos exclusivos da área de pesquisa em cirurgia do aparelho digestivo, inclusive em congressos em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. “Faço parte de um grupo internacional com cirurgiões do mundo todo e fiz treinamentos e palestras em cinco continentes sobre a área. Vários cirurgiões do Brasil e do mundo sugeriram que eu fizesse este livro, pois perguntavam se havia alguma obra sobre cirurgia de fígado, pâncreas e via biliar no meu país. Fiz um livro menor antes e achei que era o momento para fazer um ainda maior. Preparei o projeto e enviei para duas editoras e fechei com a editora Rubio, do Rio de Janeiro”, minuciou.

Com pesquisas de professores e médicos-cirurgiões de universidades e institutos de pesquisa de vários lugares do mundo, o livro também está disponível na Biblioteca Central da UFMA e no acervo bibliográfico do Hospital Universitário da UFMA. O professor, que é chefe do serviço do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e do Serviço de Transplante de Fígado do HU-UFMA, disse que o livro é “certamente um marco no Brasil e uma referência para estudantes, residentes, cirurgiões gerais, cirurgiões do aparelho digestivo e cirurgiões hepatopancreatobiliar, sendo o único livro dessa área em nosso país”, conforme suas palavras.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Bruna Castro