Professor de Engenharia Ambiental de Balsas recebe Prêmio Porto do Itaqui

publicado: 28/12/2022 14h55, última modificação: 28/12/2022 23h33
Professor de Engenharia Ambiental de Balsas recebe Prêmio Porto do Itaqui.png

O professor do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências de Balsas (CCBl), Jonatas da Silva Castro, doutor em Aquicultura pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), recebeu, no dia 12 de dezembro, o Prêmio Porto do Itaqui na categoria artigo científico, pela publicação do estudo que avaliou os impactos ambientais causados pelo Porto do Itaqui.

O artigo intitulado “Histological Changes in the Kidney of Sciades Herzbergii (Siluriformes, Ariidae) for Environmental Monitoring of a Neotropical Estuarine Area (São Marcos Bay, Northeastern Brazil)", analisa os dados coletados pelo grupo de pesquisa desde 2010. A análise revela que os níveis de concentração de metais na água da Baía de São Marcos (área do complexo estuarino) onde se localiza o Porto do Itaqui, estão acima do limite tolerável à vida marinha como estabelece a Resolução Nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Além do professor Castro, o artigo conta com a contribuição dos mestres em Recursos Aquáticos e Pesca pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Caroline Lopes França, Rayssa de Lima Cardoso e Thiago Campos de Santana; do mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Wendell Melquias Medeiros Leal da Silva; da doutora em Medicina Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Débora Martins Silva Santos; da doutora em Engenharia de Pesca, pela Universidade Federal do Ceará, Erivânia Gomes Teixeira; e da doutora em Biotecnologia, pela Renorbio, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, que representou o professor Castro durante a cerimônia de premiação.

A Pesquisa

Para a pesquisa, foram coletadas amostragens de dois pontos da Baía de São Marcos, o Porto de Itaqui (área potencialmente impactada) e o Riacho Puca (área de controle). Além da amostragem da água para análise de metais, foram coletadas amostras do peixe bagre guribu (Sciades Herzbergi). O rim de cada peixe foi submetido à técnica histológica usual e, com base nisso, foi possível identificar alterações renais frequentes, o que indica que os organismos presentes naquela região provavelmente estão sofrendo devido aos impactos causados pelas atividades portuárias.

“Esses resultados reforçam a importância do contínuo monitoramento dessas áreas com alta pressão antrópica, contribuem para a compreensão dos efeitos biológicos sobre os organismos presentes nessa região e para a tomada das medidas de remediação e controle ambiental por parte dos órgãos gestores responsáveis”, ponderou Castro.

Devido a uma das maiores amplitudes de maré, o Porto do Itaqui é um dos principais portos do Brasil. Entre o transporte de cargas gerais, graneis sólidos e líquidos, o Porto movimenta anualmente milhões de toneladas de carga, a navegação no canal estuarino é intensa, e, segundo os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAq), a tonelagem total embarcada tanto por navios costeiros como por graneleiros cresceu quase 50% desde 2001, atingindo mais de 85 milhões de toneladas em 2007.

O Prêmio

O Prêmio Porto do Itaqui tem por objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação nos setores portuário, marítimo e logístico, e suas cadeias produtivas no Maranhão. A premiação é resultado de uma parceria entre a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O valor do prêmio varia de R$ 2 mil até R$ 10 mil, dependendo da colocação e categoria.

Saiba +

Os complexos estuarinos são formações costeiras, oriundas da dinâmica hidrológica, com a confluência entre os rios que deságuam nos oceanos, que por sua vez, resultam em ecossistemas com características e feições biofísicas heterogêneas, apresentando funções ambientais diversificadas.

A importância dos estuários é muito relevante. Eles fornecem alimento e habitat a uma gama muito grande de seres vivos com papel determinante na cadeia alimentar marinha, em que podemos destacar várias espécies de peixe com valor comercial.

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras