Professor da UFMA ministra palestra de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFTM

publicado: 20/10/2023 15h37, última modificação: 20/10/2023 22h50

Coube ao professor doutor Antônio José Silva Oliveira, coordenador do Espaço da Ciência e Firmamento/Planetário UFMA, a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que ocorreu no último dia 16, em Uberaba, Minas Gerais. A UFTM é uma das instituições de ensino federais que participa da SNCT, que completa vinte anos, em 2023, com uma extensa programação.

Com o tema “A ciência básica para o Desenvolvimento Sustentável”, a palestra levou para a plateia de estudantes e professores como a disseminação da ciência, principalmente entre os mais jovens, pode ser eficiente na formação de cidadãos capazes de mudar suas realidades, gerando oportunidades e renda.

Para o professor, participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é motivo de orgulho e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Espaço da Ciência e Firmamento/Planetário UFMA. “Com muito orgulho e é uma forma de reconhecimento ao trabalho de divulgação Científica em Física realizado pelo Espaço da Ciencia e Firmamento/Planetário UFMA em prol do desenvolvimento da Ciência Básica.”, avalia.

Ter o lugar de fala na abertura de um evento da relevância da SNCT consolida a posição de destaque da Universidade Federal do Maranhão entre as instituições de ensino superior federais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em 2023, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia completa vinte anos. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, a SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Ao longo da sua trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia transformou-se em efetiva política de Estado que amplia o debate, aprimora os instrumentos de estímulo e promove a realização de atividades de popularização da ciência, contribuindo para o desenvolvimento da cultura científica e para a inclusão social no Brasil.

Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Por: Ingrid Trindade