Professor da UFMA Flávio Dino assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 1º de janeiro de 2023

publicado: 16/12/2022 08h30, última modificação: 16/12/2022 20h13
Conheça o perfil do futuro ministro, docente da Universidade Federal do Maranhão há mais de 20 anos

O senador eleito e professor da Universidade Federal do Maranhão, Flávio Dino, assumirá o Ministério da Justiça no novo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023. Atuante no processo de transição do governo na coordenação da Justiça e Segurança Pública, o ex-governador foi confirmado pelo presidente eleito durante uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 9.

A relação do futuro Ministro da Justiça com a UFMA remonta à década de 1980, quando Flávio Dino ingressou como aluno no curso de Direito. Enquanto era discente, dedicou-se às vivências políticas da Universidade, adentrando no movimento estudantil e exercendo o cargo de coordenador do Diretório Central de Estudantes (DCE) e realizando assessorias a sindicatos de trabalhadores durante esse período.

Formou-se bacharel em Direito em 1991 e passou a fazer parte do corpo docente da Universidade Federal do Maranhão em 1993, primeiramente como professor substituto e sendo aprovado em concurso público para docente efetivo no ano seguinte, cargo que mantém até os dias atuais. Tornou-se mestre em Direito Público em 2001 e, na UFMA, ministrou aulas de Direito Constitucional e de Direito Ambiental, antes de se ausentar da sala de aula para concorrer ao Governo do Maranhão pelo PCdoB, em 2014.

Além de atuar na política e na docência, Flávio Dino foi também juiz federal entre 1994 e 2006, e presidiu a Empresa Brasileira de Turismo de 2011 a 2014. Na magistratura, foi presidente da Associação dos Juízes Federais e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Destacou-se também na Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania. Como governador, implantou programas como o Bolsa Escola, Escola Digna e o plano Mais IDH, focados nos 30 municípios com maior índice de pobreza no estado.

Dino foi um colaborador proativo da UFMA durante os anos como deputado federal, de 2007 a 2011, destinando emendas parlamentares que viabilizaram obras importantes na Cidade Universitária Dom Delgado – a exemplo da quadra poliesportiva e da Pista de Atletismo – e no Câmpus Imperatriz. Em entrevista cedida ao Jornal O Globo publicada no domingo, 11, afirmou que terá como prioridades na pasta do Ministério da Justiça a segurança pública, a cidadania e a proximidade com o Congresso Nacional, o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Saiba mais

A egressa de Geografia da UFMA Kelly dos Santos Araújo também integra a equipe técnica do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A educadora popular ganhou destaque após ser indicada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para fazer parte da equipe de transição na pasta da Juventude. Quilombola, Kelly nasceu na comunidade Santo Antônio dos Pretos, a 57 km de Grajaú. Ela se graduou em Ciências Humanas, com habilitação em Geografia, pelo Câmpus de Grajaú da Universidade Federal Maranhão. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela mesma instituição.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro