Professor da UFMA de Pinheiro contribui para a produção do livro “Perspectiva Negra na Educação Física”

publicado: 18/10/2023 09h40, última modificação: 18/10/2023 23h23
O docente assina o capítulo "Tranças, arroz, geometria: algumas considerações sobre a formação de professores e professoras antirracistas na graduação em Educação Física”.

Neste mês de outubro, foi lançado o livro "Perspectiva Negra na Educação Física” O objetivo da obra é reunir um grupo de pesquisadoras e pesquisadores negros para debater um tema de extrema urgência e relevância para a educação: a cultura negra no contexto da escolarização, tendo em vista as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.

O e-book reúne um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores negros de diversas Universidades do país, entre eles o professor do curso de Educação Física da UFMA de Pinheiro Lázaro Rocha Oliveira.

A obra foi organizada pela professora Carolina Nóbrega, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e aborda temas como afrofeminismo, formação antirracista, educação popular negra e a potência da negritude. Cada capítulo traz uma visão singular sobre a importância de incorporar a cultura afro-brasileira e a perspectiva negra na Educação Física e em todos os níveis educacionais.

No capítulo final, assinado pelo professor Lázaro, intitulado “Tranças, arroz, geometria: algumas considerações sobre a formação de professores e professoras antirracistas na graduação em Educação Física”, o autor propõe uma reflexão acerca da graduação em Educação Física como espaço de formação antirracista.

“Algo possível e viável, que passa pela tentativa de construir uma graduação em Educação Física menos eurocêntrica, conteudista e deslocada da realidade; Passa pelo abandono ao discurso da cientificidade supostamente neutra; Passa por um olhar para as manifestações de matriz africana para além do tom folclórico para aprendermos, de maneira fundamentalmente corporal, a ritualizar momentos de aprendizado em que possamos partilhar, acolher, respeitar e configurar genuínas relações de pertencimento. É um grande desafio: para mim, para meus colegas, para minhas alunas e meus alunos em cada experiência de estágio, mas o combate ao racismo, ou melhor, a educação antirracista é essa luta constante da qual não podemos desistir” expressa.

"Perspectiva Negra na Educação Física" é uma contribuição essencial para a promoção da educação antirracista no Brasil. À medida que a sociedade intensifica as discussões sobre igualdade e diversidade, iniciativas como essa são vitais para moldar um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

Como destaca Lázaro, "reunir em um livro pessoas negras para discutir temas que atravessam essa problemática é em si um esforço muito bem-vindo. Ainda mais se tratando de pessoas muito proficientes por possuírem inserção em movimentos sociais, experiência com a escola pública, engajamento na educação antirracista e trajetória acadêmica e/ou profissional construída em universidades como USP; UNICAMP; UFRGS; UENP; UFMG; UFT; UFNT e UFMA”.

O livro é resultado do comprometimento do coletivo em tornar a educação antirracista acessível a todos. Por essa razão, está disponível gratuitamente no site da Editora Casa Flutuante. Acesse aqui.

Por: Juliana Taís Nava

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents