Professor da Pós-Graduação em Comunicação do Câmpus Imperatriz participa de projeto de checagem de mídia

publicado: 06/04/2021 19h34, última modificação: 06/04/2021 19h45

O docente Lucas Reino, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, é um dos colaboradores do projeto “Postar ou Não”, idealizado pela Afonte Jornalismo e o Goethe-Institut de Porto Alegre. O projeto é um guia multimídia de checagem de informações, disponibilizando métodos, conceitos, testes e referências para o combate da desinformação e das fake news.

A ideia teve o apoio técnico do PPGCOM na adaptação dos conteúdos para a plataforma digital multimídia, contou Reino. “Quando o designer Filipe Borin falou sobre fazer o site do projeto, eles se interessaram, e eu também, porque valoriza a nossa instituição, oferecendo um produto de qualidade que é muito útil”, explicou o docente.

Apesar de o projeto ter sido criado tendo como foco alunos do ensino médio, a conscientização da necessidade de checar informações antes do compartilhamento serve para toda a sociedade. “Penso que, há alguns anos, poderíamos até achar que era voltado a um público menor, mas hoje, com o estrago que temos visto pelas fake news, todos deveriam ler e aprender com a expertise das autoras”, acrescentou.

O e-book “Postar ou Não” está disponível gratuitamente no site do projeto. “Agora é divulgar, conversar com interessados, palestras, seminários. A ideia é difundir o conteúdo”, concluiu o docente.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa