Professor aposentado da UFMA José Ribamar Trovão recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Maranhão

publicado: 04/08/2021 18h03, última modificação: 04/08/2021 19h42

O docente aposentado da Universidade Federal do Maranhão José Ribamar Trovão recebeu, na quinta-feira, 29, em cerimônia on-line, a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

Durante seu discurso de agradecimento, o professor Ribamar Trovão lembrou sua carreira, desde a primeira vez em que deu aula, aos 17 anos, na alfabetização de adultos, em uma casa de palha e chão batido, passando por vários colégios e turmas de ginásio e ensino médio, até chegar ao câmpus das universidades públicas do Maranhão e das faculdades particulares. “Na realidade, ser professor é muito mais do que se pensa. Ser professor é muito mais do que professar. Porque o professor é o ator diário de vários auditórios, de vários palcos, e eu tenho que ter a humildade de aceitar que estou aqui para servir e não para ser servido. A profissão de professor é uma das mais nobres”, enfatizou.

Natural de Cururupu, o professor agradeceu e “compartilhou” o título que recebeu com todos os alunos que já teve em 54 anos de magistério. “Quero também dividir esse título com meus conterrâneos, com meus amigos de Cururupu. Todos aqueles que foram meus alunos que ainda estão por lá. Com a minha família. Com os pescadores, os lavradores, toda aquela comunidade que eu amo. Toda aquela terra que me viu crescer”, expressou.

Saiba mais

José Ribamar Trovão é graduado em geografia pela UFMA, e mestre e doutor também em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integrou o quadro de docentes da UFMA e da UEMA, sendo atualmente funcionário do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da Uema.

Por: Carlos Marques

Produção: Marcos Paulo Albuquerque