Professor Alexandre Guida Navarro vence o Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

publicado: 03/04/2023 14h51, última modificação: 03/04/2023 19h34
A conquista veio na subcategoria "Ciências Humanas" da categoria Pesquisador Destaque

Alexandre Guida Navarro (à direita, com troféu e diploma), coordenador do Laboratório de Arqueologia (Larq) da UFMA e professor do Departamento de História, é o vencedor do Prêmio Professora Odete Fátima Machado da Silveira, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na subcategoria "Ciências Humanas" da categoria "Pesquisador Destaque". A premiação é uma iniciativa do Conselho e conta com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A premiação, realizada no dia 23 de março, em São Paulo, capital paulista, foi dividida em três categorias e diversas subcategorias, laureando pesquisadores que se destacaram nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Cada uma das 27 fundações estaduais de amparo realizou indicações de pesquisadores para o Conselho que, em seguida, selecionou as melhores práticas e projetos em cada segmento.

Navarro, indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), recebeu a premiação pela sua pesquisa “O Povo das Águas: imageamento por ground penetrating radar – GPR das estearias e artefatos cerâmicos em sítios arqueológicos no Maranhão”, feita em parceria com o Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP).

O Laboratório de Arqueologia da UFMA, espaço onde a pesquisa teve início, tem se dedicado, desde sua fundação, ao estudo das estearias, moradias indígenas da Baixada Maranhense construídas sobre lagos e rios, como palafitas, que datam do período pré-colonial, majoritariamente de 800 a 1000 d.C. Com o decorrer do tempo e o abandono de seus moradores, as palafitas desabaram, e restaram apenas seus apoios, chamados de esteios, fixados nos leitos dos rios e lagos.

Durante o período da seca dos lagos, como explana o professor, é possível explorar parte do sítio arqueológico de maneira mais clara nos esteios, em que, dessa forma, foram encontrados os itens usados por esses povos, como panelas, machados e cachimbos de propósito ritualístico. Além desses, foi encontrado, entre esses esteios, um Muiraquitã, artefato esculpido em pedra com representação de animais, porém talhado em jade, uma pedra não encontrada no Brasil. Como explica o docente, isso indica que esses povos praticavam comércio com outros da região da América Central, onde a pedra é encontrada.

O projeto vencedor vem como um complemento da pesquisa realizada no Larq, tendo por objetivo explorar as áreas que, mesmo no período de seca, ainda ficam alagadas, utilizando um aparelho equipado com tecnologia ground penetrating radar (GPR) para mapear os esteios ainda submersos. O professor descreve que, além disso, o trabalho no projeto conta com bastante ajuda popular, por parte das pessoas que residem na região, entre pescadores, interessados e os próprios alunos da UFMA.

Navarro declara que a sensação de vencer o prêmio é ótima, pois, em suas palavras, é o reconhecimento da sua trajetória como docente e pesquisador da UFMA, além do trabalho realizado na própria Universidade e na Fapema. O professor conta que prosseguirá o trabalho no Larq, buscando novos sítios arqueológicos e realizando a datação desses para definir a sua contemporaneidade com os outros, além de continuar com o mapeamento.

O Laboratório de Arqueologia da UFMA é aberto a visitação de escolas públicas, particulares e interessados, mediante o agendamento pelo telefone (98) 3272-9322. Também esteve presente na solenidade o professor da UFMA e diretor científico da Fapema, João Batista Bottentuit Junior.

Confira a lista de todos os vencedores no site do Confap

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras