Proec realiza cerimônia em homenagem à servidora aposentada Maria Lucia Leal de Castro, da Proec

publicado: 20/06/2022 08h00, última modificação: 20/06/2022 18h03

Exemplar, dedicada, companheira, compreensiva e empática: essas são algumas das qualidades que a servidora aposentada Maria Lucia Leal de Castro, lotada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) ouviu sobre si mesma em sua homenagem de despedida – após 44 anos de dedicação e serviços prestados à Universidade Federal do Maranhão – em solenidade realizada na quarta-feira, 15, no Auditório do CEB Velho, na Cidade Universitária Dom Delgado.

A cerimônia contou com a presença do vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; da diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen; de demais servidores que fazem parte da Proec; e de familiares e amigos de Lucia Leal, como é mais conhecida. A ocasião também contou com atração musical do Coral Canto da Lua, do projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), vinculado à Proec, que emocionou aos presentes cantando as toadas de bumba meu boi.

Para a diretora de Extensão, Lucia deixa um legado de muito trabalho, abnegação e dedicação à extensão da Universidade. A professora também destaca o cuidado que a servidora teve em repassar seus conhecimentos com os colegas de trabalho. “Ela é a memória viva da Proec. Muito do que se tem hoje na extensão vem do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Para quem chegou depois, ela foi um baluarte. Todos nós temos gratidão”, ressaltou Li-Chang Shuen.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, enfatizou a servidora recém-aposentada como um dos principais nomes ligados à extensão desenvolvida pela UFMA. “Ela entende tudo de extensão, sempre uma colaboradora eficaz, e sua saída fará falta. Faz parte da vida, mas ela vai estar sempre conosco”, destacou.

Entre tantas ações, Lucia destacou, entre os seus trabalhos mais marcantes em extensão, o que ela realizou no bairro Sá Viana. Segundo ela, na época, era preciso aumentar o espaço físico da UFMA, por isso ela atuou na Assistência Social junto às famílias para a realocação das moradias para o bairro da Vila Embratel. Outra atividade bastante significativa desempenhada por ela foi a atuação no Projeto Ações da Melhoria do Ensino. Em convênio com as prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, Lucia atuou na área educacional desses municípios e realizou ações com mulheres catadoras de siri e caranguejo.

Com a chegada da aposentadoria, a servidora se diz grata pela iniciativa da Universidade com ela: “Fico feliz porque essa homenagem vai se estender a outras pessoas que ainda vão se aposentar. É um momento bem delicado na vida do servidor, quando deixa a instituição, por isso é muito bom ser homenageado, ter essa troca de carinho e de afeto”, declarou.

Homenagem a servidora aposentada da Proec, Lúcia Leal - 15-06-2022

Para o vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, destacar a trajetória dos servidores sinaliza a sua importância e a sua valorização. “Na medida do possível, estamos realizando essas cerimônias de homenagem e comemoração. O servidor, quando se aposenta, é uma etapa que cumpre e outra que ele vai abrir. Nós, como Universidade, nos sentimos extremamente felizes em reconhecer publicamente o valor de um servidor e os anos dedicados à construção da UFMA”, afirmou.

Quando questionada sobre o que mais vai sentir falta, Lucia garante que será a convivência com os colegas. “Vou sentir falta da convivência calorosa e fraterna, desse vaivém, desse frissom que não mais teremos”, salientou. Esse carinho é recíproco pelos colegas de trabalho. Na cerimônia, colegas como Clarice Pinheiro Neves e Marcos José Sousa, da Diretoria de Extensão da Proec, e Lúcia Nascimento, servidora aposentada, também declararam sua admiração.

E se você acha que ela parou por aqui, enganou-se. Aos 68 anos de idade, a aposentada afirma que vai continuar executando seus projetos pessoais. “A mente continua procurando, buscando. Eu tenho um trabalho na minha igreja, tenho meu trabalho com um plano de saúde mental e atividades físicas. Não pretendo parar não”, enfatizou.

Por: João Meireles

Produção: Luciano Santos